A maçã é uma fruta super comum e pode ser encontrada nas casas de todo o mundo. Seu consumo remonta séculos de história. É uma fruta prática, gostosa e nutritiva. Para quem tem uma macieira em casa, sabe que é difícil dar um destino para todas as maçãs. Então, mostraremos como preparar um xarope caseiro, a base de sidra de maçã.
O xarope pode ser utilizado para dar um sabor extra em panquecas, em receitas com aveia, doces ou até pratos salgados, deixando-os agridoce. E, além de ser uma delícia, fazer esse xarope é uma boa opção para dar uma utilidade às suas maçãs excedentes.
Pense no xarope de bordo (maple syrup), em que ocasiões podemos usá-lo? Pois é, esse xarope que vamos ensinar funciona da mesma forma e pode ser usado nos mesmos pratos. Claro que o gosto é diferente, porém, também é muito especial, além de ser mais acessível no Brasil.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|
Escolhendo a sidra
Antes que perguntem, não é ideal usar essas sidras de supermercado, cheias de conservantes químicos e saborizantes. Recomendamos comprar uma sidra caseira, feita por algum conhecido ou fazer a própria sidra, como já ensinamos nesse artigo aqui.
No exterior, as pessoas costumam fazer misturas para preparar a sidra, escolhem diferentes tipos de maçãs para pegar o melhor de cada tipo. Por exemplo, metade de uma maçã mais doce e metade de uma maçã mais azeda, para dar um toque um pouco mais ácido na receita.
Porém, como aqui existem dois tipos de maçãs que são mais comercializadas, a fuji e a gala, o jeito é fazer a receita com elas mesmo, e não tem problema algum, são boas maçãs.
Fervendo a sidra
Com a sidra em mãos, o primeiro passo é colocá-la pra ferver. O conceito dessa receita é que a sidra vai ferver até evaporar 6/7 de seu conteúdo total, restando assim, somente o xarope, extremamente concentrado. E devemos reiterar nosso ponto, não use sidras com conservantes, tudo isso vai afetar o resultado final.
Adicione a sidra em uma panela funda e ligue o fogo alto, para que a sidra levante a fervura. Dica valiosa: pegue um palito de churrasco e coloque-o verticalmente na panela, para ver até qual altura do palito fica coberta pela sidra.
Marque com um lápis essa altura, e, depois que o palito estiver seco, faça mais 6 marcações equidistantes até a parte de baixo do palito, para que possamos saber quando 6/7 da sidra já tenha evaporado.
Esse processo pode demorar bastante, 4, 5, até 6 horas para que chegue no ponto do xarope. Mas, paciência, se não chegar no ponto certo, ou seja, 1/7 do conteúdo da sidra, o xarope pode começar a fermentar mesmo depois de ser estocado.
Durante a fervura, é comum que uma espuma apareça por cima da sidra, e devemos tirá-la. Podemos tirá-la com uma colher, durante a fervura mesmo, e coar o xarope já pronto em um pano limpo. Esse segundo método é mais recomendado.
|Leia mais: Aprenda a fazer licor de jenipapo|
Como estocar o xarope de maçã
Felizmente, esse é um produto que não necessita de refrigeração se formos consumi-lo nos meses seguintes. Porém, se fizermos um grande estoque desse xarope, é interessante refrigerar, para que ele mantenha suas propriedades probióticas e não corra o risco de estragar.
Para estocá-lo em temperatura ambiente, só reserve esse xarope em um pote de vidro com tampa. Muito importante que esteja sempre tampado, pois, uma fina membrana vai se formando na superfície, e nela, pode pousar um mofo que vai estragar a sua receita.
Algumas formas de usar o xarope
Existem diversas receitas que usam esse xarope fervido de maçã, usando ele como complemento (como em panquecas e até omeletes), como base para molhos culinários, drinks e refrescos e até fazendo doces a partir desse xarope, como os caramelos de maçã.