Aprenda a fazer xarope (syrup) a partir da sidra de maçã

xarope sidra

A maçã é uma fruta super comum e pode ser encontrada nas casas de todo o mundo. Seu consumo remonta séculos de história. É uma fruta prática, gostosa e nutritiva. Para quem tem uma macieira em casa, sabe que é difícil dar um destino para todas as maçãs. Então, mostraremos como preparar um xarope caseiro, a base de sidra de maçã.

O xarope pode ser utilizado para dar um sabor extra em panquecas, em receitas com aveia, doces ou até pratos salgados mais elaborados, se gostamos de pratos agridoces. E, além de ser uma delícia, fazer esse xarope é uma boa opção para dar uma utilidade às suas maçãs excedentes.

Pense no xarope de bordo, em que ocasiões podemos usá-lo? Pois é, esse xarope que vamos ensinar funciona da mesma forma e pode ser usado nos mesmos pratos. Claro que o gosto é diferente, porém, também é muito especial, além de ser mais acessível no Brasil.

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|

Escolhendo a sidra

Antes que perguntem, não é ideal usar essas sidras de supermercado, cheias de conservantes químicos e saborizantes. Recomendamos comprar uma sidra caseira, feita por algum conhecido ou fazer a própria sidra, como já ensinamos nesse artigo aqui.

No exterior, as pessoas costumam fazer misturas para preparar a sidra, escolhem diferentes tipos de maçãs para pegar o melhor de cada tipo. Por exemplo, metade de uma maçã mais doce e metade de uma maçã mais azeda, para dar um toque um pouco mais ácido na receita.

Porém, como aqui existem dois tipos de maçãs que são mais comercializadas, a fuji e a gala, o jeito é fazer a receita com elas mesmo, e não tem problema algum, são boas maçãs.

Fervendo a sidra

Com a sidra em mãos, o primeiro passo é colocá-la pra ferver. O conceito dessa receita é que a sidra vai ferver até evaporar 6/7 de seu conteúdo total, restando assim, somente o xarope, extremamente concentrado. E devemos reiterar nosso ponto, não use sidras com conservantes, tudo isso vai afetar o resultado final.

Adicione a sidra em uma panela funda e ligue o fogo alto, para que a sidra levante a fervura. Agora, vamos dar uma dica valiosa: pegue um palito de churrasco e coloque-o verticalmente na panela, para ver até qual altura do palito fica coberta pela sidra.

Marque com um lápis essa altura, e, depois que o palito estiver seco, faça mais 6 marcações equidistantes até a parte de baixo do palito, para que possamos saber quando 6/7 da sidra já tenha evaporado.

 

Esse processo pode demorar bastante, 4, 5, até 6 horas para que chegue no ponto do xarope. Mas, paciência, se não chegar no ponto certo, ou seja, 1/7 do conteúdo da sidra, o xarope pode começar a fermentar mesmo depois de ser estocado.

Durante a fervura, é comum que uma espuma apareça por cima da sidra, e devemos tirá-la. Podemos tirá-la com uma colher, durante a fervura mesmo, e coar o xarope já pronto em um pano limpo. Esse segundo método é mais recomendado.

xarope sidra maça

 

|Leia mais: Aprenda a fazer licor de jenipapo|

Como estocar o xarope de maçã

Felizmente, esse é um produto que não necessita de refrigeração se formos consumi-lo nos meses seguintes. Porém, se fizermos um grande estoque desse xarope, é interessante refrigerar, para que ele mantenha suas propriedades probióticas e não corra o risco de estragar.

Para estocá-lo em temperatura ambiente, só reserve esse xarope em um pote de vidro com tampa. Muito importante que esteja sempre tampado, pois, uma fina membrana vai se formando na superfície, e nela, pode pousar um mofo que vai estragar a sua receita.

Algumas formas de usar o xarope

Existem diversas receitas que usam esse xarope fervido de maçã, usando ele como complemento (como em panquecas e até omeletes), como base para molhos culinários, drinks e refrescos e até fazendo doces a partir desse xarope, como os caramelos de maçã.

 

 

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com