O óleo obtido a partir do abacate é rico em nutrientes. A extração do óleo de abacate ocorre por meio da pressão a frio dos frutos quando maduros, isto é, quando estão com consistência mole – exatamente no momento em que apresentam teores mais elevados de óleo.
Para fazer o óleo é simples:
Comece por extrair a polpa de 2 abacates.
Bata bem a polpa em um liquidificador até ficar com a consistência de um purê.
[Se usar 2 abacates obterá, aproximadamente, 25 ml de óleo. Caso queira uma maior quantidade basta duplicar o número de abacates.]
Espalhe, muito bem, a polpa em uma forma de forno criando uma camada fina. Talvez você precise de duas formas pois uma só não será suficiente.
[Quanto mais fina for a camada, mais rápido secará.]
A seguir, deixe o abacate secar ao sol durante 1 ou 2 dias ou, use o forno para acelerar o processo de secagem.
Se usar o forno, selecione a temperatura de 50ºC . Coloque as formas e deixe no forno de 4 a 5 horas, dependendo do forno.
Tenha cuidado para não deixar queimar. Deverá ir verificando para se certificar de que a polpa está secando de forma correta.
Quando estiver seca a polpa irá adquirir uma cor bastante escura, retire do forno e, com a ajuda de uma espátula, raspe toda a polpa.
O próximo passo requer força:
Coloque a polpa em um saquinho de voal, ponha um recipiente por baixo e esprema o máximo que puder para extrair o óleo. Este óleo deverá ter uma coloração amarela esverdeada.
Ponha o óleo num frasco de vidro tapado e guarde-o num local fresco e seco.
Leia mais: Aprenda a fazer óleo essencial de laranja e tangerina
Você poderá usar o óleo diversas formas:
Hidratação de Cabelos
O óleo extraído do abacate é um ótimo hidratante. Proporciona hidratação para cabelos secos e fracos dando brilho e maciez. Adicione algumas gotas ao seu shampoo ou passe o óleo nos cabelos úmidos.
Hidratante e Calmante Facial
O óleo de abacate tem efeito calmante na pele irritada, aliviando coceiras e suavizando manchas, sendo um ótimo substituto para hidratantes que podem agravar ainda mais o problema. Passe o óleo no rosto fazendo movimentos circulares todos os dias antes de dormir.
Massagem
O óleo de abacate tem boa penetração na pele, funcionando bem como óleo de massagem, pois deixa a pele macia e bem nutrida. Adicione algumas gotas do seu óleo essencial favorito e massageie o corpo inteiro.
Alimento funcional
O óleo de abacate também proporciona muitos benefícios à saúde por meio da alimentação. A presença de beta-sitosterol colabora para a saúde do coração equilibrando o colesterol. Pode ser consumido puro ou com molhos, para tempero de saladas ou em pratos quentes. Por ser estável em altas temperaturas, o óleo de abacate também pode ser usado para frituras, mantendo suas propriedades e nutrientes.
Sabão
O óleo também é um ótimo ingrediente para produção de sabão em barra.
Guarde o caroço caso queira ter um pézinho de abacate no seu quintal
Ótimo! Maravilhoso! Vou tentar fazer. Dá para usar na alimentação?
Olá Rosane. Sim, dá de usar na alimentação. No texto explica como fazer o uso com essa finalidade.
parabens,Amei a receita
Que fantástico,ótima maneira de aproveitar os abacates na safra.Amei,obrigado por compartilhar,e parabéns,tudo muito bem explicado.