Não é segredo que temos uma fixação por cúrcuma, e não é por acaso: é um santo tubérculo, rende excelentes receitas, o sabor é inconfundível, age como corante, faz muito bem a saúde e como veremos nesse artigo, é possível tingir tecidos, até melhor que com corantes naturais.
Praticamente todo mundo tem no fundo armário, uma toalha, um lençol, uma fronha ou uma camiseta desbotada da qual gostamos muito e temos problemas em desapegar. Para essas situações, existem várias formas de dar uma cara nova para peça tingindo-a naturalmente.
Usar plantas e outros materiais naturais para fazer o tingimento natural de tecidos não é uma novidade. Afinal, até a segunda metade do século XIX, as substâncias usadas eram exclusivamente extraídas da natureza e as cores vinham de flores, folhas, frutos silvestres, legumes, ervas, nozes, cascas, mariscos e até insetos. A natureza é cheia de corantes naturais, porém, vamos usar só a cúrcuma hoje.
A cúrcuma é um tubérculo, da mesma família do gengibre e que brota com muita facilidade, já escrevemos alguns artigos aqui sobre esse maravilhoso tubérculo amarelo, como esse, que ensinamos a fazer tônico à base de cúrcuma.
Vamos precisar de poucas coisas para o tingimento natural, é um processo bem fácil, mas é interessante usar luvas ou tentar não encostar no tecido durante o tingimento. A menos que tenhamos um forte interesse em ficar com as mãos amarelas durante o dia todo, aí não precisa tomar tantos cuidados.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|
Ingredientes
Para tingir os tecidos com cúrcuma, vamos precisar de:
- Tecido natural (algodão, seda, lã, linho ou cânhamo) de um tamanho que seja o suficiente para cobrir nossa mesa;
- 1/4 xícara (chá) de cúrcuma em pó ou 3 xícaras de cúrcuma ralada;
- 4 xícaras (chá) de vinagre;
- Água;
- Elásticos ou linha.
Passo-a-passo
O primeiro passo é dobrar, é aí que vamos usar um pouco da criatividade, quem sabe fazer tie-dye o que vai fazer um padrão de cores legal é a forma de amarrar. Existem várias formas de amarrar o tecido para tingir toalhas de mesa, e cada forma vai resultar em padrões diferentes. Vamos ensinar uma forma de dobrar, porém, podemos sempre usar a criatividade.
Primeiro, dobramos o tecido pela metade em sua extensão, então dobramos de novo.
Agora, seguramos na ponta e dobramos uma vez para um lado e o mesmo tanto para o outro, como se estivéssemos fazendo uma sanfona.
Feita essa sanfona, devemos amarrar o tecido para que ele fique nesse formato, aí que usaremos os elásticos ou as linhas.
|Leia mais: Aprenda como tingir tecidos utilizando plantas|
Pronto, passamos da fase das dobras, agora chegou a hora do tingimento.
Em uma panela, vamos colocar o vinagre e 16 xícaras de chá de água.
Agora, vamos colocar o tecido nessa panela e levá-la ao fogão, em fogo médio, isso vai permitir que o tecido pegue cor.
Feito isso, devemos pegar outra panela, adicionar a cúrcuma e 14 xícaras de água, e da mesma forma, aquecer em fogo médio até ferver.
Assim que as duas misturas estiverem levantado fervura, vamos desligar o fogo e deixar descansar por uma hora.
Passada esse tempo, é hora de despejar a mistura de vinagre e adicionar a mistura da cúrcuma na panela do tecido.
Novamente, vamos aquecer a mistura em fogo médio, e o que vai decidir a intensidade da cor no tecido vai ser o tempo que vamos deixar no fogo, 15 minutos vai ser o suficiente para ficar um amarelo-claro, com mais tempo pode-se atingir um amarelo vívido, bem forte.
Retire a peça do fogo e deixe de molho em um balde com água fria e um palmo de sal grosso por 1 hora. Esse processo ajudará a mater a cor viva por mais tempo, sem desbotar rapidamente.
Por fim, é preciso escorrer a água amarela de cúrcuma, lavar em água corrente com ou sem sabão neutro e deixar secar a sombra.
Vamos nos atentar que essa é uma tintura muito forte, essa primeira lavagem vai soltar bastante cor, isso pode manchar superfícies de cerâmica ou manchar outras roupas, então tome cuidado extra.
Bom divertimento!