As dez rotas de cicloturismo mais bonitas do mundo

Em um parque na África do Sul ou pelas florestas tropicais australianas, algumas trilhas e ciclovias pelo mundo revelam cenários deslumbrantes e que só os viajantes sob duas rodas podem ver.

Enquanto as bikes cada vez mais brigam por espaço nas grandes cidades, em alguns lugares do mundo elas nos levam a paisagens encantadoras. Escolhemos dez trilhas para fazer de bicicleta – das mais fáceis até as mais desafiadoras – de tirar o fôlego.

1. The High Bridge Trail State Park, Estados Unidos – Os antigos trilhos do trem desse parque na Virginia, Estados Unidos, deram lugar a uma das mais impressionantes ciclovias do mundo.

2. Freedom Trail, África do Sul Para completar toda a trilha do Freedom Trail, na África do Sul, pode-se levar até 26 dias. O recorde de travessia foram de dez dias e 16 horas.

3. Great Divide, América do Norte – Com 4.440 quilômetros, a trilha vai de Alberta, no Canadá, até o Novo México, passando por algumas das mais deslumbrantes paisagens dos Estados Unido. A viagem só pode ser feito de junho a setembro, época de temperaturas altas na região.

4. North Sea Cycle Route – Europa –  A trilha passa por oito países europeus, entre Inglaterra, Escócia, Noruega, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Holanda e Bélgica. Com mais de 3.700 quilômetros pode ser feita a partir de qualquer ponto. Para os menos dispostos, os ferrys ajudam no percurso.

1

 

5. Carretera Austral, Chile – A trilha passa por zonas rurais da capital chilena, com estradas de terra e vistas incríveis de montanhas, geleiras e lagos. Alguns campings gratuitos servem de hospedagem ao longo do caminho.

6. Munda Biddi Trail – Austrália – Os 960 quilômetros de trilha passam por trajetos de floresta densa, próximo à cidade de Albany. Para os menos preparados é possível escolher trechos menos sinuosos.

7. Main River Bike Path – Alemanha – Com vias pavimentadas, a trilha de 372 quilômetros passa por castelos, igrejas e vinhas na região da Bavária e pode ser concluída em até 12 dias.

8. Route Verte – Canadá Com quase 2.500 quilômetros, a Green Route explora a região do St. Lawrence River, em Quebec. Ao longo do caminho charmosos hotéis e pousadas recebem os ciclistas.

9. Route des Grands Crus – França – Na região de Borgonha, a rota é famosa pelas vinhas e corta a Côte de Nuits e a Côte de Beaune. O desafio é conciliar a bike com as inúmeras degustações de vinho do caminho.

10. Circuito do Vale Europeu– Santa Catarina- O Circuito do Vale Europeu foi nossa estréia nos roteiros de cicloturismo. É o primeiro circuito criado no Brasil, muito prático por ser um trajeto circular (sai e chega de Timbó), o que facilita bastante a logística. Localizado no interior de Santa Catarina, passa por vários povoados e cidadezinhas de colonização italiana ou alemã, quase 100% em estradas de terra, muitas casinhas de madeira com jardins bem cuidados, agricultura familiar, clima delicioso, pessoas queridas, canto de passarinho, sem violência, cachoeira, chuva, noites estreladas, história preservada.

collage

 

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com

Uma opinião sobre “As dez rotas de cicloturismo mais bonitas do mundo

  • Reply andre kalfelz schmitz 3 maio, 2016 at 10:15

    Incluam em seu roteiro o Circuito das Araucarias também em SC. Começa e termina em São Bento do Sul. Mais bonito e mais bem planejado que o vale Europeu. Já fiz os dois. Estamos a procura de outro roteiro no Brasil ou America do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *