Aprenda como fazer chips de vegetais

chips de vegetais

Aprenda como fazer chips de vegetais

Você sabia que é possível ter um salgadinho gostoso, saudável e prático, feito de diferentes vegetais ?Os chips de legumes são ótimas alternativas para substituir os produtos industrializados servidos como aperitivos. Também são opções deliciosas e práticas para ter sempre à mão na hora da fome da tarde, da noite, ou para beliscar num happy hour.

Quando estivermos planejando nossos chips, é interessante considerar fazer bastante, pois, se preparados e armazenados da forma correta, os chips de vegetais podem durar bastante tempo.

Podemos usar vários tipos de vegetais, desde batatas, beterrabas, nabos, abobrinhas, rabanetes, pepinos e outros vegetais ou tubérculos e até bananas da terra. Fazer esses chips também pode ser uma forma saudável e criativa de fazer uma reeducação alimentar, até pessoas que não gostam desses vegetais vão gostar dos chips… provavelmente.

Então, sem mais delongas, vamos para a receita.

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar as nossas aventuras|

Ingredientes

chips de vegetais

Batatas, beterrabas, pepinos, abobrinhas, rabanetes, enfim, a escolha dos vegetais vai de cada um;

Sal marinho, alho e cebola em pó;

Azeite de oliva.

Modo de preparo das chips de vegetais

Aprenda como fazer chips de vegetais

Primeiro, lave bem os vegetais. Depois vamos fatiá-los, tentando manufaturar fatias bem finas e da mesma grossura, assim, estaremos garantindo que todas estarão assando por igual. Usar um mandolin é uma boa escolha.

chips de vegetais

Para vegetais com muita água (abobrinha e pepino)

O processo de preparação dos vegetais  mais úmidos é um pouco diferente. Para garantir que os chips de vegetais fiquem realmente crocantes e secos por dentro, devemos seguir os seguintes passos:

Dispomos os vegetais já devidamente fatiados em um papel-manteiga e jogamos uma pitada de sal, por cima de cada fatia, assim, a umidade presente nas camadas mais internas das fatias vão sair. Reservamos por cerca de 15 minutos;

Passado esse tempo, pressionamos uma folha de papel-toalha por cima das fatias para enxugá-las, tirando a umidade que saiu à superfície;

Então, transferimos nossos vegetais para uma travessa com papel-manteiga e pincelamos cada fatia com azeite;

Feito isso, levamos essa travessa ao forno preaquecido e deixamos assar por 15 minutos, passado esse tempo, viramos cada fatia para assar cada lado por igual;

Quando a cor dos chips de vegetais atingir um tom amarronzado ou dourado, os tiramos do forno e deixamos esfriar.

Se os vegetais estiverem úmidos, mesmo depois de realizar a secagem, podemos assar os chips de vegetais no forno entreaberto, talvez colocando uma colher de pau para impedir a porta do forno de fechar completamente. Esse processo vai permitir que a umidade restante saia.

chips de vegetais

|Leia mais: Faça você mesmo: Frutas desidratadas|

Para vegetais secos (batatas, inhame e nabos, beterraba)

Para esses vegetais mais sequinhos, o processo é mais simples e rápido:

Primeiro, mergulhamos as fatias no azeite, não precisa ser muito, só precisamos ter certeza que todas as fatias fiquem bem untadas;

Então, dispomos essas fatias, relativamente separadas em uma travessa com papel-manteiga e colocamos uma pitada de sal por cima dos vegetais;

Agora, levamos a travessa ao forno pré-aquecido e deixamos assar por 10 minutos, então, viramos os chips de vegetais para assar por igual. Quando estiverem crocantes e amarronzados, estão prontos.

Quando os chips de vegetais saem do forno, eles podem ficar meio moles, sem muita textura de chips, porém, eles vão ficar mais crocantes assim que esfriarem.

Depois de prontos jogue pitadas do sal, do alho, da cebola em pó e sirva.

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com