Aprenda como fazer gengibre em pó e leite dourado

gengibre em pó receita

Sabemos que o gengibre possui propriedades antioxidantes, é um santo remédio para dores de garganta e um excelente condimento. Não vamos nos estender tanto nas diversas propriedades medicinais do gengibre, pois já falamos aqui.

O gengibre em pó é um ótimo condimento para bolos, shakes, doces, bolos, geleias, enfim, o gosto apimentado do gengibre combina com muitos pratos.

Com uma raiz de gengibre grande, podemos produzir o equivalente a um saquinho de 100g de gengibre em pó bem mais concentrado.

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|

Descascando

Algumas pessoas preferem não descascar, mas recomendamos que o gengibre seja descascado, pois a pele costuma ser um problema na hora de ralar. A menos que usemos um processador de alimentos.

Além de só descascar, devemos nos atentar em tirar as partes mais escurecidas, mofadas e oxidadas. Feito isso, devemos lavar bem a raiz.

Cortando

Agora é a hora de cortar, com uma faca, com um processador de alimentos, o que julgarmos ser melhor. O importante é cortar em fatias ou pedaços finos, pois quanto mais finos, mais rapidamente o gengibre vai secar e menor a chance de mofar.

Depois de cortado, espalhe os gengibres sobre uma travessa com papel manteiga, deixe-os levemente separados para facilitar o processo de secagem.

Gengibre cortado em pedaços.

Secagem

Existem duas formas de se secar os gengibres, no forno ou deixando secar naturalmente em um lugar ventilado. Porém, o forno é o método mais prático, demora menos e não é nada complicado, então recomendamos levar a travessa com os gengibres ao forno e deixá-lo no fogo baixo por mais ou menos 1 hora e meia.

Lembre-se de deixar a porta do forno entreaberta para que a umidade saia e para que o ambiente lá dentro não fique tão abafado, isso dificulta o processo de secagem. Uma vantagem desse método é que a casa inteira vai ficar com um delicioso aroma de gengibre.

Cheque o estado do gengibre de meia em meia hora para ver se ele está secando direitinho, atente-se para não deixá-lo tostar, a intenção é só fazer com que toda a umidade saia do gengibre. Para saber se já está no ponto de tirar do forno, é só tentar quebrar o gengibre. Se ele estiver quebradiço e crocante, deve estar no ponto.

Gengibre em pó

Gengibre distribuído no papel manteiga

Agora, vamos moer o gengibre

Para moer, podemos usar esses moedores elétricos de café, idealmente. Eles funcionam muito bem para esse fim, transformam o gengibre em um pó bem fininho, mas dá pra fazer com o liquidificador também. Só esteja atento para que o moedor ou liquidificador não estejam com cheiros ou sabores indesejáveis que podem afetar o sabor do gengibre em pó.

É recomendado passar o gengibre moído em uma peneira, para que renda um pó bem refinado. Peneirando conseguimos tirar alguns restinhos de casca ou fibra que poderiam ter passado batido.

Armazene em um frasco com tampa.

Atenção: É preciso tomar cuidado com a proporção, já que o pó é mais forte que a raiz fresca. Uma colher de sopa de gengibre fresco equivale a um quarto de colher de chá da versão em pó.

Contraindicações

O gengibre não deve ser utilizado por pacientes que tenham cálculos biliares, portadoras de doenças com sintomas hemorrágicos como a dengue, pois ele tem uma propriedade anticoagulante.

Pode inibir a agregação de plaquetas, evitando o aparecimento de trombos, ideal para quem passa muito tempo sentado ou tenha outros fatores de risco que possam levar a trombose.

Gengibre em pó

Leite Dourado

A medicina ayurvédica guia o estilo de vida indiano há séculos e é considerada a mãe da tradicional medicina chinesa. Faz relativamente pouco tempo que o ocidente passou a dar a importância que esse conhecimento milenar merece.

Há uma receita muito utilizada pela Ayurveda, que tem conquistado adeptos de uma vida mais saudável e natural: o leite dourado.

O leite dourado é uma deliciosa bebida, quentinha, com toques apimentados e diferentes condimentos, além de ser delicioso possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e termogênicas. É uma ótima escolha para depois de um dia cansativo ou um dia frio.

Para começar, vamos precisar de:

  • 2 xícaras (chá) de leite de coco (ou aveia, castanha,arroz, soja)
  • 1/2 colher (chá) de gengibre em pó
  • 1/2 colher (chá) de açafrão/cúrcuma
  • 1/2 colher (chá) de canela em pó
  • 1 pitada de pimenta-caiena
  • 1 pitada de pimenta-preta

Golden milk

Modo de preparo

O modo de preparo é bem simples, basta adicionar todos os ingredientes em uma panela e deixar no fogo baixo até que esteja quentinho (não precisa chegar no ponto de fervura).

Depois, adicione uma pitada de canela por cima, e pronto, é só se deliciar.

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com