Como fazer pastas de flores comestíveis

 Pastas de flores comestíveis são uma ótima maneira de extrair todos os sabores e cores das flores, utilizando-as em xaropes, sorvetes e manteigas aromatizadas; e chegamos ao exato período de aproveitar toda versatilidade dessa parte da planta. Aqui no Jardim do Mundo você encontra duas receitas de pastas de flores comestíveis.

  Pasta de Amor-Perfeito

Amores-Perfeitos têm um delicioso sabor refrescante. A maior parte deste sabor (se não todo) está nos pequenos bulbos verdes na base da flor, e não nas próprias flores, por isso recomendamos manter essas estruturas enquanto produzimos a pasta.

   Ingredientes:

  • 1 xícara de Amores-Perfeitos, com hastes, ligeiramente compactados (usamos 85% dos amarelos e 15% dos brancos, mas você pode usar qualquer cor);
  • 1 xícara de açúcar refinado.

   Instruções:

  1. Coloque os amores-perfeitos e o açúcar refinado em um processador de alimentos;
  2. Processe a mistura até formar uma pasta (leva alguns minutos). Interrompa o processo constantemente para raspar o fundo e as laterais;
  3. Use como solicitado em sua receita.

 Rendimento: aproximadamente 1 xícara.

Flores seremos: 10 flores para comer

   Pasta de Rosas

Rosas são as flores comestíveis  melhor referidas como um “alimento seguro” em vez de “comestível”, em sua forma natural. Suas pétalas são difíceis de mastigar, e se você comê-las cruas, seu sabor pode parecer de sabão. Transformá-las em pasta permite extrair a beleza das cores e obter um sabor mais palatável para o uso em receitas.

Ingredientes:

  • 1 xícara de pétalas de rosas ligeiramente compactadas, ou cerca de 4-5 rosas comestíveis inteiras;
  • 1 xícara de açúcar refinado.

Instruções:

  1. Se estiver usando rosas inteiras, agarre a extremidade da haste com uma mão e a flor com a outra. Torça e dobre-a, fazendo com que as pétalas se soltem da haste, deixando a maioria das sementes para trás. Balance (e/ou desenrole) as pétalas para extrair a maior parte das sementes remanescentes… mas você pode deixar algumas sementes. Descarte os talos e as sementes e use uma xícara de pétalas para uma xícara de açúcar.
  2. Coloque as pétalas de rosa e o açúcar refinado em um processador de alimentos.
  3. Processe a mistura até se formar uma pasta (leva alguns minutos). Raspe o recipiente constantemente, tirando a mistura do fundo e das laterais;
  4. Use como solicitado na sua receita.

Plante um relógio que mostra o horário a partir das flores

Dicas gerais:

1.Você pode utilizar a mesma técnica com outras flores comestíveis; embora não tenhamos tentado e, por isso, não saberíamos mais detalhes sobre o sabor ou a cores, mas acreditamos que valha a experiência.

2.Geralmente recomendamos a utilização de uma única cor de flores para a pasta, já que ela vai dar-lhe uma cor mais forte, mais uniforme; mas você pode, claro, misturar e combinar.

3.Você pode substituir o açúcar pelo seu predileto. No entanto, descobrimos que o açúcar refinado dá uma melhor consistência, e é uma boa escolha para a maioria das aplicações.

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com