Como fazer perfume natural

perfume natural

Aos poucos vamos diminuindo o uso de produtos químicos no nosso dia-dia, fazemos nosso próprio creme dental, maquiagem, sabonete, sabão, desodorante, shampoo e quando não dá tempo, compramos produtos naturais de qualidade como as do Sal da Terra.

Faltava um produto na nossa lista de cosmético, um perfume natural. É barato e fácil. Não é necessário ser um profissional para elaborar nosso perfume em casa.

[Saiba mais sobre cosmética natural aqui]

A receita é simples e requer ingredientes de fácil acesso. Além do cheiro supergostoso, esta receita de perfume natural  tem outras qualidades: é ao mesmo tempo refrescante, traz uma deliciosa sensação de relaxamento e ainda ajuda a afastar alguns tipos de insetos, graças aos óleos essenciais da sua formulação!

[Aprenda a fazer colares aromatizados]

c

Ingredientes para fazer o perfume natural

  • 50 ml de água sem cloro
  • 20 ml de água de rosas
  • 30 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 20 gotas de óleo essencial de laranja azeda
  • 5 gotas de óleo essencial de gerânio
  • 1/2 colher de sobremesa de glicerina vegetal ou óleo de amêndoas

Como fazer

Em uma embalagem de vidro escuro (pode ser âmbar, por exemplo) e com tampa, coloque a água, o hidrolato ou água de rosas e a glicerina. Agite bem. Agora acrescente todos os óleos essenciais. Deixe esta solução repousar em local seco e arejado, ao abrigo da luz, por 15 dias, agitando o vidro uma vez ao dia. Este é o tempo para que os aromas se fixem melhor!

[Aprenda a fazer óleo essencial]

Agora é só usar, se tiver uma válvula spray para aplicar, será mais prático. Pode ser conservado por vários meses. Para aumentar a medida, basta incrementar a quantidade dos ingredientes, respeitando a proporção. É sempre importante ter cuidado ao manipular os óleos essenciais, evite o contato com os olhos e mucosas.

Como usar

É essencial agitar bem antes de usar. A cor da colônia será mais escurecida, por isso é importante aplicar na pele e não nos tecidos. Basta colocar umas gotinhas nos pontos estratégicos como punho, atrás das orelhas e dos joelhos, nuca, colo. A duração do aroma depende de muitos fatores, mas como é natural e sem álcool, você precisará reaplicar com mais frequência do que os perfumes comerciais.

Importante

*Crianças, gestantes e lactantes devem ter cautela antes de manipular ou usar óleos essenciais;

*Evite exposição solar;

*Quando um óleo ou perfume mudar de cor ou aroma, é porque está estragado, não devendo ser usado;

*Nunca guarde óleos misturados mais do que dois meses, especialmente aqueles feitos com uma base neutra, pois, começam a oxidar logo depois de terem sido misturados;

*Todas as misturas devem ser testadas, verificando a sensibilidade da pele ao seu contato;

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com

Uma opinião sobre “Como fazer perfume natural

  • Reply jailtonk 20 July, 2016 at 0:41

    Outra forma bastante interessante de produzir perfumes é com a utilização de cera de abelha, que resulta nos chamados perfumes sólidos. Seu comportamento é diferentes dos perfumes comuns pois esta base altera a dinâmica de volatilização dos óleos essências o que a meu ver auxilia na fixação do perfume.
    Quanto a receita descrita… foi a primeira vez que vejo uma receita de perfume sem álcool. Visto que o óleos não se se misturam com água essa receita não deve ficar homogenia, certo?
    Parabéns pelo trabalho! Venho acompanhando algumas matérias de vocês e já vi bastantes coisas legais!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *