Como fazer perfume sólido natural

fazendo perfume solido

Conhecer a procedência dos cosméticos que consumimos está se tornando uma tendência já que alguns ingredientes utilizados pelos grandes conglomerados da cosmética podem causar irritações na pele e alergia, e é relativamente difícil saber de que são feitos estes perfumes, sabonetes e cosméticos comercializados em larga escala.

Além disso, muitos dos produtos químicos utilizados na fabricação desses produtos são despejados de maneira imprópria, poluindo os lençóis freáticos, rios e mares.

O artigo de hoje aborda como fazer o próprio perfume sólido. Fazer os próprios cosméticos não é somente benéfico ambientalmente, como também é uma atividade terapêutica. Criar o próprio perfume, utilizar ingredientes variados e com diferentes aromas (não sintéticos) de nossa preferência pode facilmente se tornar um hobby.

Perfume sólido x perfume líquido

Diferente do perfume tradicional, líquido e com altas porcentagens de ingredientes sintéticos, o perfume sólido vem se mostrando como uma alternativa promissora. É tão cheiroso quanto esses perfumes que possuem fragrâncias artificiais, são feitos com ingredientes naturais (não costumam dar dor de cabeça) e podemos escolher os aromas naturais que mais agradam nosso olfato.

O perfume sólido, no geral, é constituído por cera e alguns tipos de óleos, sendo assim, ele possui uma textura pastosa, tornando-se muito prático de ser armazenado, geralmente em potinhos, diferente de um frasco de vidro, por exemplo, que vaza com muito mais facilidade.

Aprenda a fazer um kit completo de cosmeticos naturais 

Além do mais, dependendo dos óleos essenciais usados para produzir o perfume, podemos desfrutar de seus benefícios, tanto pelo aroma quanto pelas propriedades que entram em contato com a pele.

Algumas pessoas afirmam que os perfumes sólidos permanecem no corpo por mais tempo, algumas dizem que os perfumes convencionais prendem mais fácil, mas só há um jeito de saber, testando. Então vamos aprender a fazer nosso próprio perfume sólido?

Primeiro, devemos explicar alguns fundamentos.

Óleos vegetais ou carreadores

Os óleos carreadores, vegetais ou fixos são os óleos que possuem a finalidade de diluir os óleos essenciais. Não subestime a potência dos óleos essenciais, muitos deles, em contato direto com a pele, podem causar irritações.

Algumas pessoas preferem utilizar óleos carreadores aromáticos, que trazem uma fragrância mais característica, como o óleo de amêndoa. Mas também existem pessoas que vão preferir óleos mais neutros, que carregam pouca fragrância, que interfira menos no cheiro final do perfume, como o óleo de semente de uva.

No geral, esses óleos não possuem um aroma tão forte, não o suficiente para tomar conta do nosso perfume sólido, então vai mais do gosto ou disponibilidade de óleos.

Existe uma variedade enorme de óleos vegetais, indo dos mais conhecidos como o de amêndoa, semente de uva, azeite de oliva, até alguns menos utilizados, como o óleo do abacate ou de semente de romã.

Melt and Pour: como fazer sabonetes naturais com PANC’S

Cera

Para fazer nosso perfume sólido será necessário um pouco de cera, pode ser cera de abelha, mas para os veganos de plantão, existem algumas variedades de ceras vegetais que podem utilizadas, como a cera de carnaúba.

Tenha certeza que a cera que você está utilizando é adequada para fins cosméticos, vamos combinar que usar cera para carro pode não ser tão adequado para um perfume sólido.

Óleos essenciais

Agora, os óleos essenciais utilizados serão de escolha individual. Sabemos que existe uma variedade enorme de óleos essenciais, de todos os mais variados aromas e com as mais diversas propriedades, os amantes da aromaterapia podem afirmar isso com toda a certeza.

Para realizar uma boa mistura de óleos essenciais, devemos levar em consideração que existe uma organização de aromas que será a chave para seu perfume sólido.

  • Aroma de base: Para o aroma de base, devemos escolher um óleo essencial com o cheiro forte e marcante que irá durar por mais tempo;
  • Aroma secundário: Assim como o aroma de base, esse não será o mais marcante, mas perdurará por mais tempo que o aroma principal. De preferência, deve ter um cheiro mais suave;
  • Aroma principal: Será a estrela do perfume, durará menos mas será um aroma marcante, aquele que queremos que seja a marca do perfume, a primeira impressão.

Uma dica é utilizar aproximadamente 20% do aroma de base, 50% do aroma secundário e 30% do aroma principal. Procure manter a quantidade do aroma de base mais baixa que os outros aromas.

Só a experiência dirá quais misturas ficam boas, quais aromas combinam um com o outro e qual proporção agrada mais nosso olfato.

Óleos essenciais, hidrolatos e oleatos. Você sabe a diferença entre eles? 

perfume solido

Material

Por onde começar?

Ok, agora sabemos quais são as finalidades de cada um dos ingredientes, então vamos começar. Para começar, vamos precisar de:

  • 1 colher (sopa) de cera (de sua preferência);
  • Óleo vegetal de sua escolha;
  • Óleos essenciais de sua escolha;
  • Um pequeno recipiente (pode ser um daqueles recipientes em formato de disco em que vem o pó compacto);
  • Uma panela e fogo ou micro-ondas.

Modo de preparo

  • Derreta a cera escolhida por banho-maria ou colocando-a no micro-ondas dentro de um pequeno recipiente;
  • Adicione a mistura de óleos essenciais na cera derretida;
  • Esquente aproximadamente duas colheres (sopa) do óleo vegetal de sua escolha e adicione à mistura;
  • Transfira toda a mistura para um recipiente, deixe esfriar e solidificar.

    perfume solido

    Passo-a-passo

Dicas de misturas

Perfume cítrico:

  • 7 gotas de óleo essencial de laranja;
  • 10 gotas de óleo essencial de camomila;
  • 7 gotas de óleo essencial de limão.

Perfume doce

  • 10 gotas de óleo essencial de rosa;
  • 7 gotas de óleo essencial de tangerina;
  • 7 gotas de óleo essencial de jasmim.

Agora, não se limite a receitas na internet, experimente, o céu é o limite, e quando produzir seu próprio perfume sólido compartilhe o resultado conosco.

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com