9 aplicativos de relacionamento consciente

9 aplicativos de namoro consciente

Existem alguns aplicativos de relacionamento que são bem conhecidos, usados pela maioria das pessoas que procuram parceiros ou parceiras online, como o Tinder e o Grindr. Porém, a praticidade e variedade enorme que podemos encontrar nesses aplicativos vez por outra cobra um preço alto.

Para quem não sabe, nós, Lara e Emi, começamos nosso relacionamento através de uma amizade virtual que durou 5 anos que, depois do nosso primeiro encontro, virou uma família, um blog e muitas  e histórias.

Um fenômeno comum nesses aplicativos de relacionamento é o assédio, muitas vezes por parte dos homens, bem como a fetichização de corpos, como de mulheres mais velhas, gordas e fenômenos comuns como a transfobia. Existem alguns aplicativos de relacionamento que, além de inibir algumas dessas práticas, facilitam o processo do date.

Nesse artigo iremos falar de 9 aplicativos de relacionamento que estão se consolidando agora e conquistando o público. Esses aplicativos possuem uma aproximação diferente dos apps mais tradicionais, apresentando melhorias e diferentes funcionalidades, que melhoram a experiência do usuário.

Alguns desses aplicativos ainda não possuem a versão em português, pois são muito novos e ainda não chegaram por aqui. Porém, ainda podemos usá-los, inclusive, começar relacionamentos com pessoas de outros países; a tecnologia está aí para nos ajudar nesse processo.

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|

1- Bumble

Esse é o primeiro da lista por um motivo, ele está se popularizando muito entre as pessoas que procuram sites ou apps de relacionamento, principalmente entre as mulheres. O diferencial desse aplicativo é que as mulheres dão o primeiro passo na conversa, evitando alguns assédios e constrangimentos.

O aplicativo em questão foi fundado pela Whitney Wolfe, que trabalhava para o Tinder. Ela já possuía uma experiência com apps de relacionamento, e pensando em formas de melhorar a experiência das mulheres nesses aplicativos, o Bumble foi lançado.

Existe também a opção Bumble BFF, para pessoas que não estão buscando relacionamentos afetivos ou sexuais, e sim, procurando amizades. Além do mais, existe o Bumble Biz, que é voltado para conhecer pessoas para fazer parcerias de negócios e outras coisas voltadas para o mundo do trabalho.

2- Meet Mindful

Esse aplicativo é um pouco mais voltado para conexões mais profundas e verdadeiras, nele, podemos registrar nossos interesses por assuntos como yoga, veganismo, estilo de vida, alimentação saudável e encontrar pessoas que possuem interesses parecidos.

Diferente dos aplicativos em que só olhamos a foto da pessoa e decidimos dar um match se a pessoa nos atrai fisicamente, esse app possui uma proposta diferente, uma proposta de conexões reais, de conhecer pessoas mais a fundo a fim de que um relacionamento sério floresça.

3- BLK

Agora, um aplicativo mais específico, esse é feito para que pretas e pretos possam se achar e se encontrar, no método tradicional de arrastar para um lado para solicitar o começo de um bate-papo com a pessoa. Podemos customizar nossos interesses e achar pessoas próximas.

Além do mais, para evitar casos de racismo ou fetichismo que acabam ocorrendo em alguns apps de relacionamento, é possível denunciar contas feitas por pessoas que não são pretas, a fim de que se forme um espaço mais saudável  acolhedor, que se alinhe mais com a proposta desse aplicativo.

4- HER

Agora sim estamos falando de um espaço exclusivo para as mulheres. Esse aplicativo tem a proposta de criar um espaço acolhedor para mulheres que se enquadram na comunidade LGBTQ+, ou seja, lésbicas, bissexuais, transexuais, pansexuais, não-binárias, etc.

Um dos grandes problemas dos apps de relacionamento LGBT que podemos encontrar hoje em dia é que muitos dos perfis são feitos por homens heterossexuais fetichistas ou casais heterossexuais, buscando experiências novas. E vamos combinar, a última coisa que uma mulher lésbica ia querer é dar date em uma mulher, e no final das contas, ser um perfil de casal heterossexual buscando uma terceira pessoa para o relacionamento.

Por isso, é possível relatar a presença desses perfis no aplicativo e reportar para a moderação, a fim de que o app seja um espaço mais saudável e respeitoso. Não é por acaso que mais de 5 milhões de mulheres já se cadastraram nesse aplicativo.

5- WooPlus

Esse é um aplicativo relativamente novo, feito para gordas e gordos, que por muitas vezes, são deixados de fora na escolha da maioria das pessoas nesses apps de relacionamento como Tinder e Grindr. Em uma sociedade gordofóbica e regida pelas aparências, os aplicativos não seriam diferentes, e é isso que o WooPlus busca enfrentar.

Esse aplicativo busca criar um espaço seguro para que gordinhos e gordinhas ao redor do mundo possam buscar alguém para se relacionar, alguém que se enquadre em suas exigências e que muito provavelmente não vai te julgar pelo peso.

|Leia mais: Ecologia das relações: Como cultivar relações de ótima qualidade?|

6- Coffee Meets Bagel

Esse é para as pessoas que estão cansadas dos apps de relacionamento convencionais e estão procurando um app que proporcione conversas mais profundas, que permita conhecer a pessoa que está do outro lado da tela, sem essa de arrastar para o lado 100 vezes ao dia para achar alguém que nos agrade fisicamente.

Todo dia, o algoritmo do aplicativo seleciona algumas pessoas que possuam os mesmos interesses que a gente, então, temos alguns dias para decidir se vamos seguir em frente com a conversa ou não. Além do mais, existem algumas ferramentas no chat que se baseiam nas informações da outra pessoa e nos fornecem a informação, assim, conseguimos dar mais fluidez na conversa e quebrar o gelo.

7- SilverSingles

Para as pessoas com mais de 50 anos, esse é o canal. Diferente de outros apps de relacionamento, esse é exclusivamente voltado para essas pessoas que já são mais maduras e procuram pessoas que possuem a mesma experiência. Há um teste de personalidade inicial para que os interesses sejam enquadrados.

A versão gratuita do app permite comunicação básica e a versão paga possui outras funcionalidades, como enviar mensagens e aumentar o número de likes. Existem também alguns planos, trimestrais e semestrais que acabam valendo mais a pena que pagar só um mês.

8- Sapio

Esse aplicativo é para quem quer mais do que encontrar alguém com um rostinho bonito, nesse app, existe um questionário de 36 perguntas que se aprofundam nas suas paixões, interesses mais profundos e preferências de todos os tipos.

Com o resultado desse questionário, o app nos alinha com pessoas que possuam características similares, e geralmente, esse pareamento funciona muito bem, proporcionando matches com pessoas que possuem muito em comum com a gente.

A versão gratuita do aplicativo permite vários likes por dia, mesmo assim, ainda podemos pagar para dar like em mais pessoas ainda. Entre os apps de relacionamento, esse deve ser o que mais se distancia desse estilo de aplicativo em que as pessoas escolhem seus parceiros de acordo com a aparência, somente.

9- XO

Para as pessoas que ficam nervosas com esses tipos de interação nos apps de relacionamento, o XO é um excelente aplicativo para superar essa apreensão. Com interface interativa, esse aplicativo possui algumas funcionalidades muito únicas.

Existe a funcionalidade do encontro às cegas, onde só podemos visitar o perfil da pessoa que está no outro lado da tela depois de conversar com ela por um tempo. Outra funcionalidade é o ”random”, na qual podemos nos conectar com pessoas aleatórias de qualquer lugar do mundo.

Além do mais, o aplicativo possui algumas ferramentas para quebrar o gelo, e o plano premium permite algumas funcionalidades únicas, como pedir uma segunda chance com alguém que nos interessamos. Também podemos enviar corações para pessoas específicas, mas, isso não é gratuito.

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com