Estudo – estar na natureza nos ajudar a dormir melhor

dormir melhor

Acampar por uns dias, cercado pela natureza pode ajudar a dormir melhor por organizar o ritmo circadiano (o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos).

De acordo com um estudo sobre o sono feito pela Universidade do Colorado e publicado pelo Current Biology, passar menos tempo em contato direto com aparelhos eletrônicos como celular, tablet e TV, que emitem luz artificial, combate os distúrbios do sono e, consequentemente, outros problemas de saúde gerados pela condição.

|Leia: 5 dicas para dormir melhor|

Natureza pode ajudar a dormir melhor?

Para comprovar a teoria, o trabalho científico contou com 14 voluntários divididos em dois grupos: 9 pessoas passaram um final de semana em um acampamento e as outras 5 ficaram em suas casas. A comparação de amostras de saliva dos participantes do estudo mostrou que os níveis de melatonina, o hormônio do sono, eram positivamente alterados em pouco mais de uma hora entre quem foi ao acampamento na natureza.

Em contato com a luz natural, o sono dos voluntários era regulado, também de acordo com a estação do ano, assim como ocorre com a maioria dos animais. De acordo com os pesquisadores, quando a luz chega aos fotoreceptores dos olhos, ela provoca alterações no relógio biológico, desencadeando respostas no organismo que vão desde a qualidade do sono até a produção de hormônios responsáveis pelo funcionamento do metabolismo.

|Leia: Durma no horário certo e tenha uma boa noite de sono|

dormir melhor

Mas se você não pode escapar para um fim de semana no campo, não se preocupe. A equipe de cientistas aponta que é possível ajustar o sono dentro de casa apenas mudando simples hábitos, como passar mais tempo exposto à luz natural durante o dia e se afastar de dispositivos eletrônicos algumas horas antes de dormir.

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com