Ao contrário de outros sentidos que são processados através do tálamo, nosso olfato tem uma linha direta de acesso ao córtex cerebral. Com esse conhecimento podemos incorporar óleos essenciais em nossas vidas de uma forma a melhorar o desempenho cognitivo, memória, foco e criatividade. Um estudo descobriu que o óleo de alecrim pode aumentar a memória em até 75% e pode melhorar a velocidade e precisão durante tarefas cognitivas.
Mas isso não é a parte mais impressionante. Cheiros também estão profundamente interligados com o nosso sistema límbico – a parte de nós mesmos que se conecta, sente, experimenta, inspira e motiva. Os óleos essenciais podem ajudar a nos acalmar, ou revigorar-nos e levantar o nosso humor.
[Aprenda a como fazer óleo essencial de laranja, clicando aqui]
As pessoas muitas vezes desconsideram o método de inalação ao usar óleos essenciais, mas muitas vezes é o melhor (e mais eficaz!) método.
Como usar:
Basta aplicar 1-3 gotas na parte frontal do seu colar de cerâmica – a parte que não toca suas roupas quando você estiver usando-o. Deve-se reaplicar as gotas conforme necessário. Alguns óleos têm um certo poder de permanência e podem durar por vários dias, enquanto outros vão desaparecer mais rapidamente.
Mãos à massa!
O que precisa:
- Argila à base de água na cor da sua preferência;
- Tampa ou cortador de biscoitos no tamanho e forma que você quiser para o seu pingente;
- Tampa de caneta ou canudo;
- Cordões;
- Papel cera;
- Pedrinhas, grãos ou contas decorativas;
- Carimbo de auto relevo;
- Palitos ou espetinhos;;
- Lixa fina (Opcional).
Como fazer
Sobre uma superfície, coberta com papel de cera, coloque sua argila e vá modelando-a até que sua espessura fique entre 0,5cm e 1cm.
Se você observar bolhas de ar quando começar a modelar a argila, use um palito ou espeto de madeira para estourá-las. As bolhas de ar não são um problema para a argila à base de água como são para a argila queimada no forno, mas estourar as bolhas de ar resultará em uma superfície mais lisa para trabalhar.
Pressione a tampa ou cortador de biscoitos na para criar o pingente.
Agora faça um furo para pendurar o pingente ao cordão. Para os furos maiores, como na foto abaixo, foi utilizado uma tampa de caneta.
E para furos menores pode usar uma agulha ou arame grosso.
Se você estiver usando um carimbo auto-relevo, agora é o momento para pressioná-lo na argila.
Retire o pingente do restante da argila e deixe-o secara sombra por 1-2 dias.
Quando o pingente estiver seco passe a lixa fina para aparar as arestas e deixá-lo com um acabamento mais suave e liso.
Agora é hora de colocar o cordão. Decida o comprimento que você quer que ele tenha – uma vez que ele não tem um fecho você precisa ter certeza de que o colar vai se encaixar na sua cabeça. Depois de cortar a quantidade de cordão que você precisa, dobre-o ao meio e passe-o por trás do furo do pingente até que ele apareça na parte da frente.
Em seguida, pegue as pontas do cordão e passe por dentro do próprio cordão. Aperte conforme necessário.
Se desejar, adicione pedrinhas, grãos ou contas para a decoração.
Para finalizar dê um nó entre as duas pontas do colar.
Adicione alguns pingos do óleo essencial de sua preferência uma vez por semana ou quando sentir necessidade.
E o forno? Quanto tempo?
Marcelo, não vou saber te responder essa dúvida. Mas tenta achar a argila que é recomendada no post. Ela é mais fácil de trabalhar do que a que vai ao forno, pois é só deixá-la secar ao ar livre.
Estou encantada, e gostaria de saber onde comprar, encontrar essa argila a base de água. Será que essa argila é conhecida com outro nome?. Obrigado.
Olá, na internet é mais fácil de você achar para comprar, ou pesquisa em sua cidade alguma loja que venda argila e vê se eles vendem essa à base de água.
não percebo quando entra aqui o óleo!!! não explicam a quantidade e quando se aplica !!!
É falado sobre a aplicação das gotas de óleo essencial no começo do texto. Antes mesmo do passo a passo da confecção do colar.
tem muita razão Charlene, desculpe e obrigada.
gostaria de saber como eu pinto a argila,?
Olá Carolina! Até onde sei, a argila já vem com suas cores específicas.
Oi! Adorei o PAP <3 Os OEs são realmente transformadores e num colar de argila feito por nós, ai que sonho. Ai tenho aqui argila que adquiri em loja de produtos naturais para fazer máscaras e cataplasmas e assim que li o post corri a experimentar e segui direitinho td mas o pingente quebrou na minha mão 🙁 Será que a argila adequada seria outra? Googlei mas não encontrei ainda uma boa resposta. Se alguém puder ajudar agradeço. Bjs e super gratidão pela ideia linda. <3
a argila usada para máscaras é rica em materiais e pobre em matéria orgânica, por isso não funciona para modelagem. é preciso usar uma argila considerada “massa” encontrada em algumas lojas.
quis dizer minerais!!!
Adorei o post! Vc sabe me informar onde encontro esses carimbos autorelevo? Sao aqueles mesmo que usamos com carbono?
Olá Janaina! Então, pode ser esse sim que é usado com carbono ou algum semelhante a este. Ou podes criar um manualmente com algum desenho que queiras. Aqui vale usar a imaginação 🙂
Charlene que post encantado vc fez!! Muito, muito ,muito obrigada!!! Aameeii
Fico muito feliz que tenha gostado Brenda! <3
Charlene, tua alegria generosa em compartilhar me encantou! Muito obrigada. Amanhã mesmo tentarei emcontrar os materiais e vou mergulhar nessa terapia mansa e pacífica que é tranaljar com as mãos! Obrigada. Abraço
Olá Silvana! Fico muito feliz mesmo que tenha gostado do texto. É sempre bom ouvir comentários como o seu para saber que estou no caminho certo e seguir em frente compartilhando ideias por meio de textos. Abraço!
Obrigado pelo post, era justamente oque estava procurando!! A partir de hj irei acompanhar a pagina e ficarei feliz sempre que puder compartilhar seus conhecimentos conosco. Forte abraço, gratidão!!
Olá Paulo! Que bacana que você encontrou o que estava procurando aqui no Jardim. Sempre compartilhamos posts de dicas, reflexão, sustentabilidade, entre outros temas. Para não perder nada, pode assinar a Newsletter, assim quando sair post novo você recebe um aviso no e-mail 🙂
Grande abraço!