O ato de respirar é, durante a maior parte do tempo, involuntário e inconsciente. Quando o nariz está entupido, a dificuldade do ar passar pela cavidade nasal faz com que a respiração fique desconfortável.
A inalação de vapor de ervas, é uma solução natural, diferente dos descongestionantes nasais amplamente comercializados nas farmácias, à base de cloridrato de nafazolina, conhecidos como neosoro, sorine, que causam dependência a longo prazo.
A inalação de vapor de ervas é uma solução eficaz, saudável e terapêutica para descongestionar as vias nasais e ter uma noite sono tranquila. Podemos fazer inalação de vapor de ervas com propriedades anti expectorantes, ou que podem aliviar tosses e irritações nas vias respiratórias.
Há uma história antiga nos banhos de vapor medicinais
Os banhos de vapor à base de plantas são populares em todo o mundo em muitas civilizações e culturas antigas. Dos mongóis aos maias, dos romanos aos nativos americanos, os banhos de vapor têm sido usados para mais do que apenas beleza e luxo; eles foram originalmente utilizados por suas propriedades curativas e elevação espiritual.
Com o vapor, os herbalistas antigos foram capazes de extrair as propriedades de cura da planta fresca no ar (praticamente óleos essenciais) a serem aspirados. Durante os períodos de doença, o vapor era usado junto com outras misturas de ervas para ajudar a aliviar o congestionamento, afrouxar músculos e acalmar a mente e a alma.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|
Exemplos de anti expectorantes
Existe uma variedade enorme de ervas medicinais que podem ser utilizadas para esse fim, ervas que descongestionam as vias nasais e que comumente são utilizadas para fabricar medicamentos industrializados, justamente pelo seu poder de cura.
Veja abaixo ervas que possuem propriedades medicinais que auxiliam na desobstrução das vias respiratórias:
- Manjericão: Também é um anti expectorante, muito recomendado quando há catarro no peito;
- Eucalipto: Excelente para aliviar crises de tosse e descongestionar o peito, assim como o manjericão;
- Camomila: [É anti-histamínica e anticonvulsiva, também ajuda a acalmar a mente, para que tenhamos uma boa noite de sono!
- Manjerona: Uma erva perene facilmente encontrada por aí e que possui propriedades antissépticas e antivirais, ótimo anti expectorante;
- Hortelã: Mais uma erva facilmente encontrada com grande potencial anti expectorante, descongestiona as vias nasais e relaxa o corpo;
- Tomilho: Antisséptico, antiviral e anti expectorante, possui vários usos que vão além do tempero;
- Cascas de limão, limão e laranja: cascas de citrinos são altamente anti-sépticas e antibacterianas, contêm os óleos essenciais da fruta, que ajudam a quebrar o muco e aliviar o congestionamento.
- Cravo-da-Índia: É um ótimo anti expectorante e possui um efeito bem característico: o de esquentar o corpo, muito recomendado quando estamos resfriados.
Já entrou numa sauna, ficou lá dentro uns 5 minutinhos e saiu com o peito aberto? Respirando mais facilmente? A inalação de vapor de ervas parte do mesmo princípio, porém conta com propriedades terapêuticas e aromas que vão ser responsáveis por um aumento considerável na qualidade do nosso sono, humor e qualidade de vida no geral.
|Leia mais: 5 remédios naturais para cultivar em casa|
Mistura à base de eucalipto
Só o eucalipto em si já é extremamente aromático e possui ótimas propriedades como já enumeramos acima, mas misturado com outras ervas, pode gerar uma mistura com diversas propriedades medicinais que irão proporcionar uma excelente inalação.
Ingredientes
- 1 xícara de chá de folhas de eucalipto;
- 4 colheres de sopa de hortelã;
- 4 colheres de sopa de tomilho;
- 3 colheres de sopa de sal;
- 2 gotas de óleos essenciais de eucalipto e hortelã (opcional).
Aqui você pode substituir o tomilho por flores de lavanda. Caso não tenha acesso a ervas frescas pode utilizar 3 gotas de óleo essencial de eucalipto seguido de 1 gotas dos outros óleos.
Observação: Nem todos óleos essenciais são recomendados para tratar crianças. Consulte um especialista.
Mistura à base de manjericão
Essa mistura que escolhemos será preparada com algumas especiarias que darão um incrível aroma para quando formos realizar nossa inalação de vapor de ervas, além de proporcionar uma melhor qualidade de sono.
Ingredientes
- 1 xícara de chá de manjericão;
- 3 colheres de sopa de sal;
- 1 canela em pau ou 1 colher de sopa de canela em pó;
- 6 cravos-da-Índia;
- 1/4 xícara de chá de camomila;
- 1/4 xícara de chá de capim-limão/capim santo picado.
Modo de preparo
O método de preparo é bem simples e vale para as duas receitas, é só misturar os ingredientes, macerando as ervas para liberar os óleos essenciais.
Como realizar a inalação de vapor de ervas
- Ferva de 4 xícaras de água;
- Coloque a mistura em uma bacia e adicione a água;
- Coloque a bacia em cima de uma mesa ou bancada, posicione sua cabeça uns 30 ou 40 centímetros acima da bacia e, com um cobertor ou toalha, cubra sua cabeça para criar uma espécie de cabana, uma mini sauna;
- Respire esse vapor por alguns minutos, tente respirar fundo e com calma por uns 10 minutos;
- Agora aproveite os efeitos da inalação de vapor de ervas medicinais, acredite, essa prática é bem melhor do que ficar dependente de medicamentos a base de cloridrato de nafazolina.
A vaporização de ervas é ótima pela
Além de fazer bem para nosso sistema respiratório a sauna facial tem muitos benefícios para a pele. Abre os poros e estimula o fluxo sebáceo, empurrando as camadas mortas que se acumulam na sua pele. Além disso, aumenta o fluxo de sangue na cútis, levando mais oxigênio a sua pele e promovendo a regeneração das células.
Importante: Após realizar a inalação de vapor de ervas, não respire ar frio, nem pense em abrir a geladeira nos próximos minutos, esse choque de temperatura prejudica nossa respiração.
Dica: Depois que realizarmos a inalação, podemos deixar os pés de molho nessa mistura.
Atenção: Se os sintomas persistirem, consulte um médico.
Bom dia!
Dicas valiosas. Amei!
Sei muito bem o que é o efeito viciante da nafazolina, mas vou aderir às ervas e finalmente deixar o Neosoro de lado.
Grata.