Os vencedores do Concurso de Fotografias da National Geografic 2013

Agora que os vencedores do concurso de fotografias da revista National Geografic foram anunciados, finalmente podemos dar uma olhada em algumas das melhores fotografias do mundo tiradas no ano de 2013.

O concurso é dividido em três categorias principais – Pessoas, Lugares e Natureza. A fotografia vencedora do grande prêmio foi ” Ice Bear “, de Paul Souders, de Seattle, fotografia que também venceu na categoria Natureza. Adam Tan, da Malásia, venceu a categoria de Lugares com a sua foto “Long Road to Daybreak”, enquanto fotógrafo dinamarquês Cecile Baudier venceu na categoria Pessoas com ela “Together, Alone”.

Uma das grandes coisas sobre o Concurso de Fotografia National Geographic é que as fotografias parecem ser escolhidas por dois dos mais importantes atributos a uma fotografia, a composição visual e a importância contextual ou o interesse. Cada imagem , de cada um dos vencedor do prêmio ou menções honrosas , é linda e cheia de significado. Mais do que apenas um curioso photoshoot, a imagem de Souder também ilustra algumas das dificuldades enfrentadas pelos ursos polares no hemisferio norte que se derrete rapidamente. A fotografia de Tan ilustra mais do que apenas uma mãe que trabalha e seu filho – que ilustra os últimos vestígios de vida em uma aldeia da China, que enfrenta uma rápida modernização.

O concurso presenteia-nos com fotografias surpreendentes e voce acompanha as melhores aqui:

Primeiro Prêmio e Vencedor Prêmio Natureza

national-geographic-photo-contest-winners-2013-1

 “Um urso polar perscruta-se por debaixo do gelo derretido do mar na baía de Hudson, com o sol da meia-noite em tons de vermelho pela fumaça de incêndios distantes durante um período de calor recorde. A população de ursos polares de Manitoba, a mais austral do mundo, está particularmente ameaçada por um clima mais quente e a redução do gelo do mar” Foto e legenda por Paul Souders.

Menção de Honra Natureza

national-geographic-photo-contest-winners-2013-4

 “Em um bom dia no campo, um observador de pássaros pode ver uma revoada. Grandes Garças” Foto na área Tidal do Danúbio na Hungria e legenda por Réka Zsimon.

Menção de Honra Natureza

national-geographic-photo-contest-winners-2013-2

 “Um rinoceronte indiano, longe de casa e preso em uma tristeza de fim de inverno, no zoológico de Toronto” Foto e legenda por Stephen De Lisle.

Menção de Honra Natureza

national-geographic-photo-contest-winners-2013-13

 “Os corvos que vivem em Tóquio usam cabides para fazer ninhos. Em uma cidade tão grande, onde há poucas árvores, de maneira que os materiais naturais que os corvos precisam para fazer seus ninhos são escassos. Como resultado, os corvos, ocasionalmente, levam cabides de pessoas que vivem em apartamentos nas proximidades e, cuidadosamente, os montam em ninhos. Os ninhos concluídos, quase se parecem com obras de arte com base no tema da reciclagem ” Foto e legenda por Yosuke Kashiwakura.

Vencedor Prêmio Lugares

national-geographic-photo-contest-winners-2013-11

 “Percebendo que a cidade velha (Laocheng significa cidade velha, em chinês) logo seria transformada em uma nova cidade por meio do crescimento econômico rápido da China e talvez perder a sua beleza crua, em nenhum tomo, tive o prazer de capturar essa mãe que trabalha levando seu filho em sua cesta andando pela névoa espessa numa madrugada de nevoeiro ” Foto e legenda por Adam Tan.

Menção de Honra Lugares

national-geographic-photo-contest-winners-2013-12

 “Eu estava dirigindo para a praia ao longo da rodovia quando eu notei os touros a se bronzear nesta praia vazia. Inicialmente eu pensei que estava vendo coisas! Eu tive que estacionar o meu carro a uma distância bastante grande e isso significava uma longa caminhada na praia abaixo de 35 graus de calor. Não importava, porque eu tinha que tirar a foto! Quando cheguei mais perto deles tomei cuidado para não assustá-los, então rastejei na areia quente para obter uma boa foto. Missão cumprida! Valeu a pena o esforço” Foto e legenda por Andrew Lever.

Menção de Honra Lugares

national-geographic-photo-contest-winners-2013-3

“Não posso descrever o sentimento misterioso que eu tive quando eu entrei nesta cena. Segui uma enorme tempestade por uns cem quilômetros na esperança de capturar algo especial, mas ela me surpreendeu. A água verde leitosa, totalmente surreal, é um fenômeno natural causado pela atividade eletromagnetica do relâmpago que atinge a superfície das águas. Não houve chuva onde eu estava e nem muito vento também, mas na distância o céu estava carregado e com raiva, sujeitando sua íra sobre o cemitério de árvores mortas neste leito do lago, normalmente muito seco. Eu fui capaz de capturar uma série de imagens únicas sendo está uma das melhores” Foto e legenda por Julie Fletcher.

Vencedor Prêmio Pessoas

national-geographic-photo-contest-winners-2013-5

“Este retrato de dois gêmeos idênticos (Nils e Emil, de 15 anos de idade) em Fyn, Dinamarca, é parte de uma série de fotografias, retratando pessoas que tem uma forte ligação com uma outra e que muitas vezes pensam em si mesmos como” nós “em vez de “eu”. A foto está tentando retratar os dois irmãos com papeis diferente dentro da família” Foto e legenda por Cecile Smetana Baudier.

Menção de Honra Pessoas

national-geographic-photo-contest-winners-2013-10

 “Árabe, nascida em uma das maiores cidade do mundo, Nova York. Bem no meio do Bronx, ela cresceu e foi a escola. Chegado os seus 13 anos, o pai decide mandá-la para a sua família em uma pequena cidade chamada Bajakunda. Agora ela mora sem eletricidade em uma unidade de ônibus, a duas horas de distância a partir da próxima cidade. Trabalhando todos os dias, de manhã cedo até tarde da noite. Sem chance de deixar este país. O árabe é a única pessoa nesta pequena cidade com um passaporte oficial americano, todos sonham com um, mas ela não pode usá-lo por causa da tradição familiar” Foto e legenda por Maurin Bisig.

Menção de Honra Pessoas

national-geographic-photo-contest-winners-2013-6

 “Minha namorada em seu carro na rua parada” Foto e legenda por Michele De Punzio.

Menção de Honra Pessoas

national-geographic-photo-contest-winners-2013-8

 “A imagem é uma parte da série do meu trabalho ‘Frumoasa’. “Frumoasa” é romeno para “beleza”. É um trabalho sobre Laurentiu e sua família. Eles vivem em barracas junto à estação ferroviária, perto da Ghent Dampoort. Eu conheci ele e sua família, em dezembro de 2012. Eles têm de lidar com todo o tipo de obstáculos todos os dias. A falta de um endereço legal deu-lhes problemas administrativos e deixa quase impossível para eles encontrar um trabalho decente. Eles formam uma família feliz, acolhedora, apesar da incerteza constante em que vivem” Foto e legenda por Aurélie Geurts.

Menção de Honra Pessoas

national-geographic-photo-contest-winners-2013-9

 “Um menino brinca com balões pelo rio Buriganga com a fumaça que sobe de um despejo durante o pôr-do-sol em Dhaka, Bangladesh” Foto e legenda por Andrew Biraj.

Fonte: National Geografic

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com