Nós batizamos esse sabonete de “sabonete do jardineiro”, além de ser feito com PANCs, ele é perfeito para limpar e nutrir as mãos de quem trabalha com frequência no jardim.
Para fazer o sabonete natural com PANCs e sem soda cáustica usamos processo de melt-and-pour, traduzido como derreter e derramar, é de todos, o método mais simples para produzir sabão. Basta adquirir uma base de qualidade, derreter e adicionar os princípios ativos.
Técnica Melt and Pour
Resolvemos compartilhar essa receita depois de tanto ouvir: ”Adoraria fazer sabão em casa, mas tenho medo de manusear soda cáustica. Não há uma maneira de fazer meus próprios sabonetes sem soda cáustica?“. Apesar da soda cáustica desaparecer ou ser neutralizada depois do sabonete ser curado os perigos de manusear a soda por pessoas inexperientes são muitos.
A técnica de melt-and-pour, permite se divertir fazendo sabonete caseiro, sem a preocupação de trabalhar com soda cáustica. Admito, quando comecei a fazer sabonetes caseiros, torci o nariz para essa técnica que usa a base vegetal. Isso não é fazer sabão de verdade! Assim pensei.
Anos depois, pensei melhor. A saponificação é uma reação simples entre vários produtos. A arte da fabricação de sabão acontece depois dessa reação inicial, não precisamos necessariamente sempre usar a soda.
Começando com melt-and-pour, pulamos a arriscada etapa inicial à base de soda cáustica indo direto para parte mais divertida, a fase que envolve a criatividade de escolher os aromas, o formato, a cor, os ingredientes que poderão dar a textura esfoliante, enfim, só diversão.
Outro benefício da técnica é não precisar esperar o tempo de cura. Assim que o sabão estiver frio e endurecido, já podemos retirá-lo e usá-lo imediatamente.
As PANCs
Nosso quintal pode possuir enormes riquezas mesmo que não saibamos. Existe uma lista enorme de plantas que podem servir de alimento, mas que não costumam ser comercializadas nos mercados ou poucas pessoas sabem que elas podem ser consumidas, as PANCs (plantas alimentícias não convencionais).
Além dos fins alimentícios dessas plantas, podemos aproveitar de seus benefícios terapêuticos usando-as nos nossos cosméticos.
PANCs para usar na preparação do sabonete
Ok, já sabemos que dá pra encontrar PANCs em todo canto, mas quais devemos usar para fabricar os sabonetes?
- A serralha, bem parecida com o dente-de-leão, possui usos alimentícios e tópicos, ótimo para clarear a pele;
- A passiflora, flor do maracujá, além de gerar um delicioso e conhecido fruto, tem seus usos nos chás, principalmente por seus efeitos calmantes e diuréticos. Também é usada para tratamento de fungos;
- O dente-de-leão é muito rico, possui propriedades diuréticas, clareia a pele e ajuda a evitar a acne;
- A margarida é usada por milênios como corantes, tempero, e possuem diversos usos no meio dos cosméticos;
- O confrei é muito utilizado para fazer chás e é usado também para fins dermatológicos, pois acelera o ritmo da cicatrização;
- A capuchinha é uma planta multifuncional, ela pode ser usada para decoração, é alimentícia e medicinal. Ela trata problemas digestivos, insônia, para pele é um poderoso antioxidante pois contém vitamina C.
- A aloe vera possui ótimas propriedades de hidratação e hoje é utilizada em sucos e vitaminas. Possui propriedades anti-inflamatórias, é usada para tratar queimaduras e é um excelente fungicida, excelente escolha para um sabão artesanal.
- As rosas também são conhecidas pelos usos em cosméticos, mas seus usos em chás e saladas não são tão difundidos quanto deveriam, então, merecem essa menção honrosa aqui na lista.
A base para fazer o Sabonete do Jardineiro
A receita de sabonete do jardineiro começa com uma base vegetal 100% óleo coco de babaçu. Essa marca, parece ser uma das melhores do Brasil. Não contem óleos de origem animal, ou propilenoglicol que é um produto de origem petrolífera, também não contem lauril éter sulfato de sódio que é um produto sintetizado quimicamente.
É uma base com elevada hidratação, enriquecida com a glicerina do óleo de coco de babaçu.
Sua cor branca amarelada é natural sem nenhuma pigmentação.É altamente espumante, pois dentre todos os óleos vegetais o óleo de coco de babaçu tem o maior índice de saponificação e o menor valor de iodo e refração.
Tem elevada dureza, alto nível de espumação, baixo índice de retração e é altamente hidratante.
Sabonete com PANCS sem soda cáustica
- 560 gramas base vegetal 100% óleo coco de babaçu cortadas em cubos pequenos
- 1/2 xícara (chá) de PANCs de sua preferência picadas
- 1 colher (sopa) de água filtrada
- 1/2 colher (sopa) de óleo de abacate, uva ou amêndoas
- 3/4 colher de chá de óleo essencial de bergamota
- 1/4 colher de chá de óleo essencial de alecrim
- 1/2 colher (sopa) de argila verde
- 1/2 colher (sopa) de pedra-pomes em pó
- 1/2 colher (sopa) de mel
- 1 1/2 colher (sopa) de aveia em flocos finos
- PANCs secas, como folhas de dente-de leão para polvilhar por cima (opcional)
- Álcool isopropílico para borrifar (opcional, mas recomendado para aparência)
- Forma de silicone de 10 cm ou moldes para o sabão artesanal (podem ser utilizados moldes de silicone ou podemos improvisar com embalagens de plástico)
Modo de preparo
Coloque as PANCs, a água e a base de sabão em um recipiente de vidro e coloque-o em banho-maria. Tampe a mistura.
Deixe no banho-maria em fogo médio até que a base de sabão esteja quase derretendo. Cerca de 20 minutos. Mexa ocasionalmente.
Chegando ao ponto de quase derretimento, abaixe o fogo até o mínimo e comece a mexer a mistura, até que ela comece pegar a coloração das plantas escolhidas.
Tire a mistura do fogo e remova todo material vegetal com uma peneira.
Misture os óleos vegetais com os óleos essenciais e adicione esses óleos na mistura.
Divida a mistura em duas, despejando metade em um recipiente separado. A outra metade mantenha no banho maria com fogo desligado para ficar aquecido.
No segundo recipiente, misture a argila e o pó de pedra-pomes. Mexa bem até que estejam completamente incorporados. Deixe esfriar por alguns minutos para que os aditivos sejam menos propensos a se depositar no fundo do sabão.
Agora, mexa muito bem, mais uma vez e despeje 2ª mistura na forma de silicone de 10 cm. Borrife o topo do sabonete com o álcool e deixe descansar por cerca de 20 minutos.
Retire a mistura do banho maria e verifique a temperatura. Se formou uma película na parte de cima ou está muito grossa para trabalhar, reaqueça brevemente até que esteja fluído.
Adicione o mel, a aveia em pó e a argila ao sabão quente e mexa bem até que estejam completamente incorporados. Deixe esfriar um pouco.
Borrife novamente a camada de sabão que está na forma com álcool, depois despeje cuidadosamente a mistura na forma, formando a camada superior. Polvilhe com as PANCs secas.
Borrife o topo com álcool para remover as bolhas de ar.
Mantenha o sabão no molde por 6 a 8 horas, até que esteja completamente resfriado e endurecido. Desenforme e corte o sabão em barras.
Enrole as barras firmemente em plástico filme e guarde-as em um local fresco e seco, longe da luz solar direta.
Nota
Escolha as ervas apropriadas – Escolha PANCs que sejam úteis para problemas de pele tópicos. Boas escolhas incluem, dente-de-leão, violeta, confrei e urtiga roxa. Você também pode usar ervas como calêndula, lavanda e camomila.
Substituições – Todos os suplementos nesta receita são opcionais e o sabonete pode ser feito sem esfoliantes e argilas.
Equipamentos -Use panela esmaltada e colheres de plástico para manusear os produtos. Nós não usamos balança e nem termômetro mas se tiver em casa recomendamos o uso.