Sálvia – Aprenda como fazer spray e incenso natural

Spray e incenso de sálvia

Consumida normalmente em forma de chá ou tempero, a sálvia é uma planta com muitas propriedades terapêuticas. Nativa do Mediterrâneo, ela é cultivada em todas as regiões do Brasil, apesar de se desenvolver melhor no sul do país.

No Brasil, geralmente usamos a sálvia como tempero e no preparo de infusões mas no post de hoje vamos ensinar a como fazer spray e incenso de sálvia. 

História da Sálvia

sálvia natural

É uma erva medicinal milenar, famosa por suas propriedades de renovação de energia, chás e infusões alucinógenas, também muito usada em rituais sagrados nas tribos indígenas norte-americanas.

O chá é utilizado para problemas digestivos, redução do colesterol, até para tratar dos efeitos da menopausa.

Na distante China, a sálvia vermelha é uma poderosa erva medicinal, usada em chás, infusões, mas também em pomadas e unguentos de forma ampla.

A planta é reconhecida mundialmente por seus efeitos antibióticos, antifúngicos, anti-espasmódicos, entre outros, e por isso é um componente usado em vários medicamentos.

Os árabes consideravam-na a planta da imortalidade. Para os Romanos esta planta ajudava a fazer a digestão e purificava o ar, eles costumavam defumar espaços onde havia pessoas doentes com a erva.

Na Idade Média reinava a crença que mastigar três folhinhas de sálvia logo de manhã afastava os maus espíritos e trazia sorte.

Estudos científicos recentes, mostram que queimar sálvia ajuda a eliminar cerca de 94% das bactérias existentes no ar, sendo seguro fazê-lo mesmo num ambiente onde haja crianças ou animais de estimação.

A sálvia é uma planta relativamente fácil de ser encontrada ou cultivada, é um arbusto com folhas longas, acinzentadas e que possuem uma rugosidade única. Além do mais, o cheiro é inconfundível.

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|

Cada tipo de sálvia é muito peculiar e pode ser utilizado para diversos fins. Enquanto a Salvia officinalis é utilizada como tempero, por exemplo, a Salvia sclarea e a Salvia apiana são ótimas para fins terapêuticos. A Salvia divinorum, por sua vez, é utilizada como droga recreativa e pode até ser perigosa.

Hoje vamos além do uso gastronômico da planta. Vamos ensinar duas formas de usar a sálvia (Salvia officinalis) para limpar e harmonizar nossa casa.

Incenso de sálvia e alecrim

Incenso de sálvia

Os incensos geralmente são utilizados nos momentos de limpeza, tanto no sentido literal da palavra, quando limpamos a casa e queremos um ambiente cheiroso, quanto no sentido mais simbólico, limpeza energética, mudar a aura do ambiente, criar um espaço de calma, meditação e purificar objetos. A humanidade já deu vários fins aos incensos, várias religiões têm o uso do incenso muito intrincado em seus rituais.

Fazer nosso incenso natural faz sentido quando queremos saber o que estamos queimando, o que estamos inalando e o que está preenchendo nosso ambiente, diferente de quando compramos incensos industrializados e produzidos em massa, para produzir nosso incenso de sálvia natural vamos precisar de:

  • Sálvia fresca;
  • Alecrim;
  • Pétalas de rosas (opcional)
  • Barbante ou outro tipo de linha natural que queime fácil

|Leia mais: Faça você mesmo: 6 receitas para aromatizar sua casa naturalmente|

Passo a passo

incenso de sálvia

  1. Comece a unir as ervas em camadas, sobrepondo-as;
  2. Deixe o mais apertado possível, o volume vai reduzir consideravelmente com a secagem;
  3. Faça um nó duplo na parte de baixo, deixe bem firme;
  4. Enrole a linha em volta das ervas, de cima pra baixo (deixe bem apertado) e faça um nó duplo no topo;
  5. Deixe secar em algum lugar com boa circulação de ar por alguns dias, uma dica é pendurá-los com uma linha perto da janela.

O incenso só deve ser queimado quando estiver bem seco, não devemos ter pressa nesse momento. Quando estiver bem sequinho, nosso incenso de sálvia está pronto para ser queimado, acenda-o  assim como um incenso comum, deixe a ponta pegar o fogo por alguns momentos, e quando a chama já tiver tomado conta da pontinha do incenso, assopre para apagar o fogo e aprecie os aromas do seu incenso de sálvia natural e caseiro.

Atenção não devemos inalar diretamente a fumaça. 

Spray de sálvia

Spray de sálvia

Se você acha que queimar incenso de sálvia pode ser pouco prático, não acha o cheiro agradável, convive com pessoas asmáticas ou que não gostam muito da fumaça, o spray pode ser uma boa alternativa para purificar o ambiente energeticamente e limpar casa usufruindo dos seus benefícios antifúngicos. O spray pode ser usado nas roupas de cama, cortinas, tapetes, sofás, limpar bancadas, entre outros.

Ingredientes

Para preparar nosso spray de sálvia vamos precisar de:

  • Um borrifador;
  • Folhas de sálvia frescas;
  • 1 xícara de chá de água morna;
  • 1 xícara de chá de vinagre branco;
  • 1/4 de colher de sopa de sal marinho;
  • Óleos essenciais de sua escolha (opcional).

Modo de preparo

Spray de sálvia

  1. Adicione a água morna no borrifador;
  2. Dê uma quebrada nas folhas de sálvia para soltar mais resinas e óleos e adicione no frasco;
  3. Adicione o sal, o vinagre e os óleos essenciais, caso queira;
  4. Deixe o borrifador em um lugar arejado e escuro por 7 dias para que a solução do vinagre absorva as propriedades presentes na sálvia;
  5. Depois de 7 dias está pronto seu spray de sálvia, e se as folhas começarem a ficar escuras, não se preocupe, isso ocorre por causa do contato das folhas com o vinagre.

O Spray tem duração de 1 mês.

Contraindicações

A salva é contra-indicada em pessoas com hipersensibilidade a esta planta medicinal.

Além disso, também não deve ser usada na gravidez porque ainda não se dispõe de dados científicos suficientes que comprovem que a salva seja segura na gravidez. Também não deve ser usada durante a amamentação porque reduz a produção de leite.

Possíveis efeitos colaterais

Em caso de ingestão prolongada ou de dose excessiva, pode ocorrer uma sensação de enjoo, calor, aumento dos batimentos cardíacos e espasmos epiléticos.

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *