O Uruguai – que tem o menor índice de percepção de corrupção da América Latina, segundo relatório anual do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – ocupa o topo do ranking do índice de democracia da revista Economist.
“Uruguay legaliza la marihuana” El Pais
O país possui o mais elevado índice de liberdade de imprensa na América Latina, segundo a organização Jornalistas Sem Fronteiras, e é a nação que mais publica livros em toda a região, com relação ao número de habitantes.
Visitar o Uruguai também é como voltar ao passado, viver uma época calma, simples e feliz. É um país em rota de recuperação e com esperança de viver um momento ainda melhor, exatamente o que nós brasileiros mais precisamos nesse momento de luta. A grande maioria da população está concentrada em sua capital Montevidéu, uma junção de simplicidade com uma atmosfera vintage. Passear por suas ruas é como desfrutar de uma melancolia gostosa é como injetar cultura direto na veia.
Exatamente um século depois da aprovação do divórcio, o Uruguai se tornou, em 2007, o primeiro Estado latino-americano a conceder a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Em abril, o país foi além e aprovou o casamento gay. Ainda no apoio à união homossexual, o Parlamento abriu as portas para a adoção de crianças por casais gays em 2009. Em 2010, o governo decretou o fim da restrição à entrada de homossexuais nas Forças Armadas.
“Desde a legalização, Uruguai não registra mortes de mulheres por aborto” New York Times
O aborto foi descriminalizado no ano passado, mas não sem certa dificuldade. A legalização da prática foi aprovada pelo Parlamento, em 2010, mas o então presidente, Tabaré Vázquez, que é médico, alegou questões éticas para vetar a medida. Em 2012, José Mujica apresentou novo projeto de lei, que foi aprovado e confirmado.
O projeto de lei que legaliza a maconha no Uruguai, aprovado na véspera pela Câmara dos Deputados, converte o país em um “experimento de vanguarda” a nível mundial, disse nesta quinta-feira (1º) o presidente José Mujica, responsável pela iniciativa. Ele criticou o narcotráfico, que, segundo ele, tem margens de lucro tão grandes que é capaz “de corromper tudo”.
“Uruguai: lei para casamento gay entra em vigor” Folha de São Paulo
“Em nenhuma parte do mundo a repressão deu resultado”, disse. “Nós queremos parar essa coisa na fronteira, onde começa a adição às drogas. Não é fácil, porque não temos uma receita. Não é simples, estamos conscientes de que estamos fazendo um experimento de vanguarda no mundo inteiro.”
José Mujica para presidência do Brasil. Importamos tanta besteira, porque não um “Políticos”. O mais interessante é que os índices de violência abaixam a medida que a educação e o comprometimento social evoluem.