Vegetais que crescem em menos de 2 meses

cesta de colheita

Conheça os vegetais mais indicados para quem quer ter uma horta em menos de 2 meses

Cultivar o próprio alimento é uma das coisas mais importantes que podemos fazer em tempos de pandemia, greve dos camioneiros e crises políticas mas também exige algum conhecimento a cerca do tema.

Aqui queremos inspirar a transição de um mundo consumista e materialistas para um mundo mais sustentável, orgânico, prazeroso e autosuficiente.

Esperamos que matérias como essa inspirem você a dar esse passo importante em direção a subsistência e, você ficará surpreso ao ver seus vegetais crescendo e desenvolvendo em menos de 2 meses, portanto, não plante muitos de uma vez, vá com calma e desfrute!

Vegetais que crescem em menos de 2 meses

Couve – 50 dias

A couve também é conhecida como “a rainha dos verdes” (adorei esse apelido) é “uma verdadeira potência nutricional” sendo que, de todos os verdes super saudáveis, a couve esta abaixo somente do agrião.

Os couves geralmente ficam prontas para a colheita dentro de 50 dias após o plantio de suas mudas. Embora você possa colher as folhas a qualquer momento quando elas atingirem o tamanho que você deseja.

|Leia mais: Aprenda a plantar pelas fases da lua|

Embora se tratem de vegetais herbáceos de clima frio, a couve é resistente para se desenvolver em regiões com temperatura acima dos 25 ºC. 

Rúcula – 40 dias

As folhas de rúcula possuem um perfil nutricional bastante atrativo pois elas são ricas em vitamina A, C, fibras, proteínas, e minerais como o potássio e ferro

De rápido crescimento e fácil cultivo em canteiros, a rúcula é uma ótima opção para pequenos produtores. Não exige muita água e adapta-se a diferentes regiões, embora locais com temperaturas amenas sejam os mais indicados para o seu cultivo. 

A hortaliça está pronta para o consumo entre 30 e 40 dias após o plantio mas evite passar desse prazo, quando a rúcula inicia o período reprodutivo e as folhas ficam mais fibrosas.

Alface -30 dias

A alface é fácil de crescer, tornando-se uma ótima opção para ter no nosso jardim. Um mix delas é simplesmente genial para sempre ter saladas frescas e preparar sanduiches.

Além de  fornecer diferentes tipos de nutrientes, cada tipo de alface, estas folhas verdes são excelente como entrada para qualquer refeição, fornecendo vitaminas A, C, K e ácido fólico

Alface gosta de tempo fresco portanto é melhor plantar na primavera e no outono, semeando a cada poucas semanas para uma colheita contínua. Algumas, como a alface Romana, pode ser colhidas com até 30 dias após o plantio.

Nabos – 50 dias

Nabos crescem muito rápido e o ideal é plantar em solos ricos e soltos com muita matéria orgânica e compostagem.  Esse é um típico “plantar um e colher dois” pois você pode se utilizar também de suas folhas para cozinhar.

Quando você planta a semente de um nabo, enquanto o bulbo  está crescendo, podemos ir colhendo algumas folhas frescas para comer. O ideal é ir plantando a cada poucas semanas  para ter um fornecimento contínuo deste bulbo na nossa mesa que fica pronto de 40 a 60 dias.

|Leia mais: Como transformar seu jardim em uma horta orgânica|

Ervilha – 60 dias

Você vai ter que esperar que o solo esteja aquecido para poder plantar suas sementes, dependendo da região isso é no final da primavera.

Escolher solo bem drenado, capaz de receber pleno sol permitirão vagens de ervilhas cheias de nutrientes como vitaminas A, C e K, manganês (Mn) , potássio, ácido fólico e ferro, e fibra.

Semear a cada poucas semanas para desfrutar de uma colheita contínua durante o verão. Dias para a colheita  50 – 70.

Mini Cenoura – 60 dias

As cenouras são planta perene, deliciosas cruas ou cozidas e podem ser preparadas de diversas maneiras.

O pigmento que deixa a cenoura laranja – beta caroteno –  mesmo composto que o organismo converte em vitamina A que é essencial para a visão, uma pele saudável e o sistema imunológico.

Crescem em terrenos arenosos e argilosos e podem ser colhidas após cerca de 30 dias. Outras variedades de cenoura (grandes)  podem demorar entre 50 e 80 dias para amadurecer.

Espinafre – 60 dias

Espinafre é outra ótima opção para clima fresco como primavera ou outono e tal como acontece com outras verduras, espinafre pode ser colhido folha-a-folha.

Plantando, estará pronto para ser colhido em menos de 4 a 6 semanas após o plantio e é uma das planta que cresce mais rápido.

Agora você já não tem mais a desculpa que não tem paciência para esperar, pois você pode ter sua própria horta em casa com estes vegetais crescendo em menos de 2 meses e assim seu corpo e alma vão agradecer o alimento orgânico, saudável e com certeza muito mais saboroso.

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

www.jardimdomundo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *