No post de hoje aprenda como fazer lindas velas curativas
O perigo das velas convencionais
Nós adoramos o brilho suave de uma vela, mas há um tempo atras notei que todas as vezes em que acendíamos uma vela eu sentia coceira no nariz e dor de cabeça.
Dei uma pesquisada e me atentei ao fato de que a parafina é derivada do petróleo, que é altamente tóxico, sendo prejudicial a saúde e ao meio ambiente.
Um estudo feito em 2009 descobriu que a queima de cera de parafina pode liberar compostos químicos potencialmente perigosos, como o tolueno. Essa substância é conhecida por estar presente na cola de sapateiro e é facilmente absorvida pelos pulmões (40 a 60% do total inalado). A exposição em níveis baixos ou moderados pode ocasionar cansaço, confusão mental, debilidade, perda da memória, náusea e perda do apetite.
|Acompanhe o Jardim do Mundo no Instagram|
Velas perfumadas
Muitas velas perfumadas são feitas de uma mistura de parafina com outras ceras e podem liberar compostos orgânicos voláteis, como o formaldeído (formol), que é uma substância cancerígena. As fragrâncias sintéticas também contém substâncias tóxicas difíceis de serem identificadas já que muitas marcas se recusam a revelar os ingredientes das suas para manter a exclusividade.
Velas de cera vegetal
A cera de soja, é um produto vegetal não bioacumulativo, que serve muito bem como alternativa à parafina, pois, por quase não conter odor, ela aceita a adição de fragrâncias e produz uma excelente queima.
A cera de soja é um difícil de trabalhar; ela racha e craquela, então recomendo fazer uma mistura de cera de soja com cera de coco T2 , assim fica mais fácil de trabalhar, o resultado é de uma vela bem emoliente.
Velas curativas com óleos essenciais
O processo de criar velas já é terapêutico, quando juntamos com elementos que curam, como os óleos essenciais, tratamos ansiedade, insônia e outras disfunções com o poder da aromaterapia.
Como fazer velas curativas
Frascos de vidro para velas
Cera de soja e cera de coco
Pavio
Panela
Colher de mistura
Termômetro
Ervas, flores ou frutas secas e especiarias como cravo e canela em pau
Óleo essencial de sua preferência (usei uma mistura de óleos de laranja)
Passo a passo
Comece determinando a quantidade de cera que você utilizará. Para isso, encha o recipiente escolhido para colocar a vela de água e, em seguida, despeje o líquido em um medidor. Dessa forma, se o copo indicar 50 ml de água, você deverá ter 50 ml de cera derretida.
Depois disso, misture as ceras de soja e de coco e derreta-as em banho-maria. Para não deixar passar do ponto, diminua o fogo assim que a água começar a ferver.
Mexa ocasionalmente até a cera derreter. Quando ela estiver totalmente derretida, se parecerá com azeite de oliva e terá uma temperatura em torno de 80° C. Ao chegar neste ponto, tire do forno e utilize um termômetro culinário para medir a temperatura.
Coloque o óleo essencial escolhido somente quando a temperatura estiver entre 70° C e 60° C. cerca de 20 gotas para cada 500 gramas de cera. Depois que colocar, mexa por dois minutos para que a fragrância possa incorporar na cera. Em seguida, deixe a mistura esfriar.
Enquanto isso, prepare os recipientes em que você colocará a mistura e certifique que eles não possuem nenhuma sujeira ou dano. Depois, cole o metal do pavio com cola quente no centro da parte inferior do recipiente. Se você não tiver cola quente, a cera derretida também pode ser utilizada para colar.
Despeje a cera derretida com cuidado dentro do recipiente para evitar a formação de bolhas. Decore como preferir, usando frutas secas e especiarias como fizemos, por exemplo. Para estabilizar o pavio use um grampo de roupa.
Em 24 horas, as velas já devem estar secas. No entanto, é necessário esperar de três a cinco dias para acendê-las. Não esqueça de sempre apaga-las abafando o frasco de vidro, assim as velas durarão bem mais.
Depois de pegar prática, é possível fazer as velas em formas de silicone.