Quando fazemos nossa própria comida, nos envolvemos em um processo que busca integridade. Isso nos resgata a ideia de que as coisas boas muitas vezes chegam devagar, em um ritmo próprio. Vale lembrar que menos pode ser mais: quanto menos técnicas e amarras, mais garantias de sucesso; quanto menos ruído na cabeça, mais calma no coração. E isso é bem verdadeiro quando se trata de vigiar uma panela. Pra nós comer não é só se nutrir. É também uma festa, um ato social, um momento mágico que realimenta o corpo e a alma.
Nosso país possui uma riqueza inigualável quando falamos em frutas: temos à nossa disposição muitos sabores, cores e aromas. Em meio a uma verdadeira salada de frutas, precisamos aprender a fazer as escolhas corretas. Na hora de escolher, opte sempre por frutas da estação: além de mais saborosas, mais saudáveis ainda nos ajudam a economizar.
[Receita de Família: Geleia de Morango com Pimenta]
O inverno é época das frutas cítricas como a bergamota, mexerica ou tangerina e a oferta delas é enorme, o preço também é ótimo. Aproveite antes que acabe a safra e prepare essa deliciosa geleia.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar as nossas aventuras|
Ingredientes
– 1 kg de bergamotas sem casca e sementes ( as que usamos quase não tem sementes e são bem doces)
– Meia de xícara de açúcar (de acordo com a acidez de cada fruta, pode haver necessidade de aumentar um pouco a quantidade de açúcar. Faça os ajustes.)
– Suco de 1 limão
– Pitada de sal, se necessário
Modo de fazer
- Descasque as bergamotas, retire os filamentos brancos do centro e dos gomos. Corte cada gomo e retire todas as sementes.
- Coloque as bergamotas no liquidificador aos poucos, até obter uma espécie de pasta – mantenha pequenos pedaços.
- Coloque o creme de bergamota em uma panela, adicione o açúcar e o suco de limão.
- Cozinhe com a panela destampada e em fogo médio por aproximadamente 30 minutos.
- Retire o excesso da espuma que se forma na superfície para que a geleia não fique amarga e ganhe mais brilho.
- De acordo com a acidez de cada fruta, pode haver necessidade de aumentar um pouco a quantidade de açúcar. Experimente e faça os ajustes.
- A geleia deve ficar brilhosa e densa. Para testar o ponto correto, coloque um pouquinho em um prato e leve ao congelador. Assim você poderá ver rapidamente como ela ficará depois de fria.
- Coloque a geleia ainda quente em vidros recém-esterilizados, feche os vidros e vire para baixo. Deixe-os assim até que a geleia esfrie totalmente.
[Receita de Família: Pão Simples na Panela]
Dica: Corte em tiras finas as cascas de algumas bergamotas. Um punhado é o suficiente. Quando a geleia já estiver mais grossa, acrescente as cascas (previamente lavadas). Misture e deixe abrir novamente a fervura.
Se ficar amarga coloque algumas pitadas de sal. O sal ajuda a tirar o amargor.
Dá pra fazer com uma xicara se vc achar pouco.
Fiz como diz a receita… até coloquei mais açúcar… mas ficou tão amarga…horrivel vou ter colocar fora..pena os gastos
Oi Ana,
Obrigado pelo contato. Existem 3 possibilidades para sua geleia ter dado errado. 1. alguma semente acabou ficando no preparo 2. casca ou partes brancas em excesso no preparo 3. a variedade da bergamota