Aprenda como Preparar Geleia de Bergamota Caseira

Quando fazemos nossa própria comida, nos envolvemos em um processo que busca integridade. Isso nos resgata a ideia de que as coisas boas muitas vezes chegam devagar, em um ritmo próprio. Vale lembrar que menos pode ser mais: quanto menos técnicas e amarras, mais garantias de sucesso; quanto menos ruído na cabeça, mais calma no coração. E isso é bem verdadeiro quando se trata de vigiar uma panela. Pra nós comer não é só se nutrir. É também uma festa, um ato social, um momento mágico que realimenta o corpo e a alma.

Nosso país possui uma riqueza inigualável quando falamos em frutas: temos à nossa disposição muitos sabores, cores e aromas. Em meio a uma verdadeira salada de frutas, precisamos aprender a fazer as escolhas corretas. Na hora de escolher, opte sempre por frutas da estação: além de mais saborosas, mais saudáveis ainda nos ajudam a economizar.

[Receita de Família: Geleia de Morango com Pimenta]

O inverno é época das frutas cítricas como a bergamota, mexerica ou tangerina e a oferta delas é enorme, o preço também é ótimo. Aproveite antes que acabe a safra e prepare essa deliciosa geleia.

Ingredientes

– 1 kg de bergamotas sem casca e sementes ( as que usamos quase não tem sementes e são bem doces)

– Meia de xícara de açúcar (de acordo com a acidez de cada fruta, pode haver necessidade de aumentar um pouco a quantidade de açúcar. Faça os ajustes.)

– Suco de 1 limão

– Pitada de sal, se necessário

Modo de fazer

  1. Descasque as bergamotas, retire os filamentos brancos do centro e dos gomos. Corte cada gomo e retire todas as sementes.
  2. Coloque as bergamotas no liquidificador aos poucos, até obter uma espécie de pasta – mantenha pequenos pedaços.
  3. Coloque o creme de bergamota em uma panela, adicione o açúcar e o suco de limão.
  4. Cozinhe com a panela destampada e em fogo médio por aproximadamente 30 minutos.
  5. Retire o excesso da espuma que se forma na superfície para que a geleia não fique amarga e ganhe mais brilho.
  6. De acordo com a acidez de cada fruta, pode haver necessidade de aumentar um pouco a quantidade de açúcar. Experimente e faça os ajustes.
  7. A geleia deve ficar brilhosa e densa. Para testar o ponto correto, coloque um pouquinho em um prato e leve ao congelador. Assim você poderá ver rapidamente como ela ficará depois de fria.
  8. Coloque a geleia ainda quente em vidros recém-esterilizados, feche os vidros e vire para baixo. Deixe-os assim até que a geleia esfrie totalmente.

[Receita de Família: Pão Simples na Panela]

Dica: Corte em tiras finas as cascas de algumas bergamotas. Um punhado é o suficiente. Quando a geleia já estiver mais grossa, acrescente as cascas (previamente lavadas). Misture e deixe abrir novamente a fervura.

Se ficar amarga coloque algumas pitadas de sal. O sal ajuda a tirar o amargor.

 

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com

3 opiniões sobre “Aprenda como Preparar Geleia de Bergamota Caseira

  • Reply Ana Paula Theves 4 June, 2020 at 15:30

    Fiz como diz a receita… até coloquei mais açúcar… mas ficou tão amarga…horrivel vou ter colocar fora..pena os gastos

    • Reply Jardim do Mundo 4 June, 2020 at 15:39

      Oi Ana,
      Obrigado pelo contato. Existem 3 possibilidades para sua geleia ter dado errado. 1. alguma semente acabou ficando no preparo 2. casca ou partes brancas em excesso no preparo 3. a variedade da bergamota

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *