Bambu da Mantiqueira – Construção com Bambu

O Bambu e sua sustentabilidade, versatilidade, resistência e beleza. A construção com bambu destaca-se como uma das principais opções para substituir a madeira e também o aço em diversas funções na construção civil, existem em torno de 1,5 mil espécies catalogadas no mundo. Brotos comestíveis, laminado, papel, cesta, móvel e tantas outras utilidades o fazem importante em muitas culturas.

Bambu a vista fica lindo

Construção com Bambu em Ubatuba realizada pelo Bambu da Mantiqueira

Curso de construção com bambu no Bambu da Mantiqueira ministrado por Bruno Sales, Engenheiro Agrônomo formado pela UFRRJ, trabalha com bambu a mais de 15 anos, foi estagiário por 4 anos na Embrapa Agrobiologia e sob orientação do departamento de tecnologia da madeira na Engenharia Florestal da UFRRJ, já lecionou para 23 turmas sobre bambu e tem 15 obras de bambu entre casas e galpões.

Tratamento capilar do bambu

Tratamento capilar do bambu

Nas palavras do Instrutor “Bambu é um recurso natural renovável, é uma planta que entra no fluxo energético para diminuir esse déficit de poluição e degradação em obras como também no meio rural e na vida alternativa, principalmente por ser rustica não exige tanta fertilidade e manuseio, se adaptando bem ao ambiente inserido.”

(Bruno Sales)

 

O curso Construção com Bambu é acontece no Sitio Bicho Preguiça na Rodovia do Livro, km 10, na cidade de Caçapava famoso Vale do Paraíba (eixo Rio – São Paulo), ensina:

  • Identificação das espécies de bambu e suas utilidades;
  • Manejo adequado do bambu para uma produção e colheita otimizado;
  • Tratamentos para o bambu;
  • tecnologia de construção com bambu, teoria e prática;
  • Técnicas de acabamento;
  • Visita de campo em construções com bambu;
Técnica utilizada para fazer esteridias com bambu

Técnica utilizada para fazer esteridias com bambu

“O curso mudou minha visão sobre o bambu.” (Rafael de Paula)
Bambus tratados de especies diferentes

Bambus tratados de especies diferentes

Experiência maravilhosa e única onde se aprende fazendo. Apresentando o bambu como material seguro e eficaz na construção além de sua beleza estética claro, não é por acaso que foi tão usado pelos orientais a milênios.
Na Colômbia é muito utilizado e dentre seus pesquisadores Simon Velez é o mais conhecido, seus trabalhos são conhecidos e valorizados mundialmente. Sabe-se que ainda temos muito o que desenvolver com essa gramínea, mas já existe tecnologia para sua utilização com segurança e durabilidade em construções.

Para saber mais sobre os cursos de construção e movelaria com bambu, acesse e entre em contato pelo Facebook do Bambu da Mantiqueira: www.facebook.com/BambuMantiqueira/

“O bambu que se curva é mais forte que o carvalho que resiste.”
Provérbio japonês

 

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com

2 opiniões sobre “Bambu da Mantiqueira – Construção com Bambu

  • Reply marcoslinharesdasilva 28 July, 2018 at 14:57

    estou querendo construir uma casa de bambu na minha chacara tem algum telefone?

    • Reply Charlene Peruchi 28 July, 2018 at 19:01

      Olá Marcos! Você pode entrar em contato com o Bambu da Mantiqueira para saber mais sobre esse tipo de construção. No final da postagem tem a página do Bambu da Mantiqueira para conversar com eles.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *