Muitas pessoas sonham em viver da terra, de forma sustentável e ainda garantindo uma renda mensal que seja o suficiente para suprir nossas necessidades externas à nosso sítio, chácara ou quintal.
A verdade é que existe uma forma muito simples de fazer isso se tornar realidade, que é cultivando ervas aromáticas. Essa prática pode nos abrir algumas portas, e com certo planejamento e conhecimento das ervas que estamos plantando, podemos abrir um negócio e, em certo nível, empreender com o que a terra produz.
Nesse artigo, iremos abordar 5 formas de conseguir uma renda mensal comercializando ervas. E podem acreditar, estaremos sendo bem generalistas nesse artigo, a maioria desses itens podem ser concretizados com várias ervas diferentes, que, muitas vezes, já podem estar escondidas no nosso quintal sem que saibamos.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|
1- Cultivar ervas específicas
Pode até ser difícil de acreditar, mas a medicina natural está se tornando (novamente) uma tendência, pois estamos , cada vez mais, nos voltando para os conhecimentos ancestrais, em todos os níveis de nossas vidas. Assim, estamos (re)conhecendo os poderes das plantas medicinais e seus impactos na nossa saúde.
Algumas ervas, como o poejo e a hortelã, são remédios milenares, usados para tratar gripes e resfriados. Essas plantas com cheiro forte e característico podem facilmente atrair o olfato de pessoas que procuram esse tipo de benefício.
Conseguir uma renda mensal vendendo essas ervas específicas não é difícil e na vizinhança podemos encontrar pessoas que estão procurando essas ervas para todo tipo de uso, então, procure se informar.
2- Cultivar ervas em vasos
Isso é muito recorrente em mercados e está se tornando uma tendência. Comprar temperos colhidos e embalados pode não ser a melhor escolha, eles acabam murchando e perdendo o sabor em poucos dias, como, por exemplo a cebolinha, que em pouco tempo na geladeira, perde todo seu vigor.
Hoje em dia é muito recorrente colher ervas direto do vaso, principalmente temperos como manjericão, cebolinha e salsinha. Isso é muito bom, ainda mais no caso do manjericão e da salsinha, pois, podemos comprar um vasinho desse e colher manjericão por mais tempo.
E já que existe esse mercado, já que existem pessoas interessadas em comprar esses vasinhos, é uma ótima chance de tirar alguma renda mensal em cima disso. Prefira envasar essas ervas mais conhecidas, mas, não tenha medo de inovar, até porque existem milhares de ervas que possuem potenciais usos culinários e medicinais que não são muito conhecidos e que poderiam conquistar muitas pessoas.
|Leia mais: Horta de sobrevivência: 1 mês sem supermercado|
3- Vender em mercados, feirinhas e nas redes sociais
Quem aqui nunca foi numa feirinha e viu alguém vendendo algum produto bem simples ou mesmo em um grupo local do Facebook? Pois é, não é por acaso que isso acontece, pois muitas pessoas estão interessadas em comprar produtos frescos, e preferem comprar nessas feirinhas ou do vizinho do que comprar em supermercados.
Nós apoiamos imensamente essa tendência, pois sabemos que muito do que é produzido pelos pequenos produtores possui um valor para além do dinheiro, não só por geralmente serem produtos orgânicos e mais saudáveis, mas também porque devemos levar em consideração todo o processo de cultivo e manejo da terra.
Valorize o pequeno!
|Aprenda a produzir brotos e germinados|
4- Vender para restaurantes
Tá aí mais uma categoria que consome muitos produtos frescos. Muitos restaurantes, preferem comprar os produtos mais frescos e de produtores confiáveis (pelo menos os restaurantes que se preocupam com a qualidade do alimento produzido).
Vale a pena procurar proprietários e cozinheiros desses restaurantes, apresentar o seu produto e, quem sabe, até fechar uma parceria duradoura.
5- Processar suas ervas
Esse tópico ficou por último não por ser menos importante, mas sim, por ser um tópico muito amplo e muito recomendado para tirar uma renda mensal com algum investimento maior. Podemos processar os alimentos de diversas formas, por isso, vamos colocar isso em tópicos.
- Óleos essenciais – eles estão se mostrando como uma tendência, não precisamos nem falar a quantidade de artigos postados aqui no Jardim do Mundo que falam sobre óleos essenciais. De fato, várias receitas daqui falam desses maravilhosos óleos. Prensar a frio suas ervas pode ser uma prática excelente, até porque podemos prensar todo tipo de planta para extrair suas propriedades. É uma excelente forma de conseguir uma renda mensal com suas ervas;
- Saquinhos de chá – pois muitas pessoas sabem dos benefícios dos chás, ainda mais dessas ervas que citamos, como o poejo, hortelã e várias outras que podem ser usadas para cuidar da nossa saúde. E não devemos nos restringir aos saquinhos, é claro, podemos vender potes cheios de camomila, hortelã-pimenta, ou até mixes de ervas diferentes;
- Sucos e licores – essa categoria é uma das nossas preferidas, fazer sucos ou licores é uma prática muito terapêutica e que te conecta com várias pessoas. Algumas pessoas até compram ervas, frutas e raízes para fazer seus sucos e licores, então, porque não unir o útil ao agradável? Se temos algumas ervas gostosas em casa e disposição para conseguir uma renda mensal extra, estamos com a faca e o queijo na mão;
- Infusões – assim como os óleos essenciais, essa é uma forma de extração, na qual podemos extrair as propriedades das plantas e usá-las a nosso favor. Também é uma forma de infusão que muitas pessoas têm interesse, considere tentar se você está procurando formas de incrementar sua renda mensal.
|Colhendo e secando Ervas Medicinais|
Essas são algumas das formas que nós encontramos para complementar ou ser nossa principal fonte de renda mensal. Claro que nenhum desses itens é uma regra a ser seguida a risca, existem várias outras formas de tirar da terra o nosso sustento.
Tirar a cura da terra é o importante, no final das contas. Trazer um pouco das origens para os dias de hoje, trazer tudo que é natural para nós e para as outras pessoas é o que há de mais importante, a renda mensal devia ser o menos importante, no final das contas, mas… as contas…
Se deixamos alguma boa ideia de fora comenta aqui, tudo o que for comentado servirá de aprendizado e poderá ser de muita utilidade para os outros leitores.