3 maneiras de obter renda recorrente no sítio

3 maneiras de obter renda recorrente no sítio

Quando estamos pensando em viver em um sítio e tirar o nosso sustento da terra (e muita gente pensa nisso, sim senhor!), algumas inseguranças podem surgir, como por exemplo, se conseguiremos o dinheiro suficiente para nos manter ou quais serão os custos, como será a mudança de estilo de vida, entre outros questionamentos.

Por isso, para ajudar a ilustrar e listar opções, abordaremos aqui 3 formas de conseguir uma renda recorrente com alguns cultivares bem específicos.

E já vamos adiantar aqui, alguns desses itens da lista requerem algum investimento, porém, o último da lista vai necessitar de pouquíssimos recursos para dar certo, poucas pessoas aproveitam todo o potencial dessa maravilhosa planta.

Claro que existem várias formas de tirar um dinheirinho da terra, porém, vamos apresentar formas rentáveis de conseguir um bom dinheiro trabalhando no sítio, então, sem perder muito tempo com enrolações, vamos começar a nossa lista.

3 maneiras de obter renda recorrente no sítio

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|

1-Cultivando cogumelos

Muitas pessoas estão conhecendo agora os prazeres de se consumir um bom shitake ou um shimeji preto, talvez por serem fibrosos, uma boa forma de substituir a carne em algumas receitas.

De fato, é necessário algum cuidado para cultivar cogumelos, é um processo cuidadoso, porém, quando o dinheiro vai entrando na conta, faz tudo valer a pena. É um investimento, esses alimentos que estão se tornando tendência sempre são boas escolhas.

|Como cultivar cogumelos em casa|

Cultivar shimeji, por exemplo, requer estudo, mas, no momento que a colônia começar a frutificar, pode se tornar uma renda recorrente com facilidade. Outra opção é cultivar cogumelos exóticos, alguns deles podem ter o preço bem alto, por se tratarem de itens escassos no mercado.

2-Cultivando bambu

O bambu é uma planta impressionante, o crescimento dele é muito rápido, pode crescer cerca de 40 centímetros por dia na fase de crescimento, acredite ou não. Muitas famílias fazem do bambu sua fonte de renda recorrente, devido aos diversos usos que ele possui.

Podemos usá-lo na propriedade, para fins de construção (não é por acaso que é um item tão cobiçado pelos bioconstrutores) e até alimentação. Bastam poucos minutos de pesquisa para descobrir o preço do bambu na nossa região.

|Como tratar bambus para moveis e construção|

Não é uma planta difícil de cuidar, claro que existem alguns cuidados a serem tomados, exige um pouquinho de estudo, mas, com o ganho de experiência, podemos ter muito sucesso nessa empreitada e conseguir uma renda recorrente com muita facilidade.

Muitos produtores rurais que não dispõem de bambu em suas terras, procuram fornecedores recorrentes, pois, como já falamos, o bambu tem as mais variadas utilidades, é uma madeira dura, porém flexível, sua versatilidade permite a construção de instalações em fazendas, como estufas, casas e depósitos.

3-Cultivando agave

renda recorrente com agave

Convenhamos, esse item era inesperado, era dele que estávamos falando no início do artigo, quando dissemos que iríamos listar uma planta de baixíssimo custo para gerar uma renda recorrente. Essa é uma planta super adaptável a climas secos e quase desérticos, necessita de pouquíssimos cuidados, plantar agave é uma boa forma de conseguir uma renda recorrente no sítio.

A agave é uma suculenta, e no final de sua longa vida, solta um pendão, um mastro vertical bem alto que gera centenas de mudas, que vão soltando à medida que a planta vai secando. No final desse processo, a planta mãe morre, deixando centenas de pequenas agaves no chão.

Quem conhece bem a agave, possui olhos treinados, pois existem diferentes espécies dessa planta em todo canto, muitas vezes, em processo de soltar as mudas. Se encontrarmos uma agave nesse estado, podemos colher muitas mudas, talvez, o suficiente para fazer vários canteiros.

Muitas pessoas gostam do visual da agave, a maioria das pessoas que compram essa planta, compram para jardinagem. Quando ela atinge um tamanho médio, podemos vendê-las, é uma boa oportunidade de se desfazer da planta, pois suas raízes ainda não são tão fundas, sendo assim, mais fácil de removê-las do solo.

|Aprenda a produzir minigreens|

Dependendo da variedade, o preço pode ser mais alto, algumas pessoas vendem uma unidade de agave azul média por R$ 150,00. Imagina ter um canteiro com 300 dessas em fase de venda, R$ 45.000,00. Se sempre tivermos agaves em diferentes fases, garantiremos uma renda recorrente com muita facilidade.

Uma curiosidade, a tequila é feita das raízes da agave azul.

Outras dicas para obter renda recorrente no sítio 

  • Plantar grama também pode ser uma boa forma de conseguir uma renda recorrente, e rápido, com o método correto de cultivo, podemos tirar um bom dinheiro;
  • O cultivo de bonsai também é uma forma de ganhar dinheiro, dependendo da complexidade do arranjo do bonsai, os compradores podem pagar bastante;
  • Algumas ervas também podem ser comercializadas para complementar a renda mensal, vale a pena ter uma variedade de plantas.

|Leia mais: 5 formas de obter uma renda mensal cultivando ervas|

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com