GEADA – 5 Formas de proteger as plantas

Proteger geada

Uma geada repentina pode afetar o desenvolvimento das nossas plantas, ou no pior dos casos, destruir nossa horta, assim, sem mais nem menos.

Para proteger as plantas da geada ou frio, é importante estar atento. Ainda mais no outono, quando precisamos colher a maior quantidade de alimento possível, nos preparando para o inverno que vem chegando.

Como proteger as plantas de uma geada

Nossas plantas precisam de cuidados, e uma frente fria pode ser fatal se não estivermos atentos. Ser vigilante com a horta no frio é muito importante. Por isso, veja 5 formas de proteger sua horta da geada.

Cobrir suas plantas com garrafas de plástico

proteger horta com garrafas

Além de proteger as plantas, será dada utilidade a uma garrafa que pode estar ocupando espaço e demoraria aproximadamente um século para se decompor.

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram e Acompanhe nossas Aventuras|

Garrafas pet, baldes, e até sacos plásticos podem ser usados nesse intuito, o ideal é que se cubra as plantas no início da noite, quando o frio começa a ficar mais forte. É importante que haja uma abertura de ar para respiração da planta e que na parte da manhã, a cobertura seja retirada para que sua horta aproveite ao máximo a energia do sol.

Use uma coberta

Cobrir as plantas pode ser uma alternativa mais simples se existem várias delas próximas uma da outra. Usar um lençol velho, uma cortina de chuveiro ou até uma lona pode ser uma alternativa muito útil para proteger as plantas do clima frio, geadas e neve. Como já falamos aqui.

Faça uma estrutura com estacas para manter a cobertura mais alta do que as plantas, é importante que nenhuma parte do plástico ou tecido entre em contato com a folhagem, pois isso pode ser danoso para o desenvolvimento das plantas.

Para que o vento que pode vir com a geda

não leve sua cobertura embora e deixe sua horta desprotegida, use pedras nas bordas. Quando amanhecer, tire a cobertura para que a horta possa desfrutar do sol.

Agasalhe suas árvores

Proteger geada

As árvores mais jovens podem precisar de mais atenção nos períodos de mais frio, muitas podem acabar morrendo se não for dado o devido cuidado, e mesmo se não chegarem a morrer, podem ter seu crescimento e desenvolvimento afetado, e para nossa infelicidade a época da colheita pode não ser tão abundante.

As frutíferas cítricas são consideravelmente mais sensíveis às frentes frias, sendo muito vulneráveis a temperaturas abaixo de -1ºC, então é muito importante cobrir o tronco com trapos, mantas, papelão e lonas, isolando a maior parte do frio ou neve se for o caso.

Deve-se começar o embrulho na base do tronco, enrolando-o até os galhos mais baixos. Certifique-se que a camada de proteção seja o suficiente e amarre o embrulho na árvore com barbantes ou fitas.

| Leia mais: Aprenda como produzir mini vegetais|

Usar cobertura morta:

Cobertura morta

Também conhecida como manta morta ou serapilheira, essa é uma ótima técnica para proteger o solo de mudanças bruscas de temperatura. Assim como nós usamos casacos e suéteres quando esfria, o solo também precisa de uma camada de proteção.

Usar uma camada grossa de folhas, palha ou lascas de madeira pode ser o conforto que o solo e as plantas precisam, ainda mais se tratando das plantas mais sensíveis, mas certifique-se de não bloquear logo em volta do caule central, para que o calor do solo ainda possa fluir ao longo da planta.

Regar no período da tarde:

Regando

Por mais contraditório que pareça, regar sua horta de tarde pode ser uma ótima alternativa, pois o solo úmido tem um efeito isolante, irradiando o calor para cima no anoitecer. É preferível que as plantas sejam regadas mais perto do meio-dia, enquanto o clima ainda está mais quente.

 

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *