Please assign a menu to the primary menu location under menu

Faça Você MesmoSustentabilidade

Como fazer seu próprio purificador de ar em gel com óleos essenciais

purificador de ar

Provavelmente todos gostaríamos de ter uma casa bem perfumada, mas vale a pena sacrificar nossa boa saúde e a saúde de nosso planeta?

A maioria das pessoas provavelmente não pensa duas vezes em usar purificadores de ar, conectá-los e desfrutar de uma “brisa de verão”, sem entender que isso poderia estar prejudicando sua saúde, sem mencionar a saúde da família, incluindo crianças e animais.

Os purificadores de ar podem conter compostos orgânicos voláteis, uma classe de produtos químicos que são conhecidos por serem perigosos para o meio ambiente e para a saúde humana. Por exemplo, Anne Steinemann, da Universidade de Washington, demonstrou que várias das principais marcas de purificadores de ar continham um provável agente cancerígeno humano e um poluente de ar perigoso designado federalmente, conhecido como acetaldeído.

Sabe-se que os produtos químicos residuais dos purificadores de ar se acumulam em quantidades continuamente crescentes no corpo ao longo do tempo, o que significa que quando as consequências para a saúde eventualmente ocorrem, elas quase nunca são atribuídas a eles.

Embora muitas pessoas estivessem empolgadas com os novos tipos de purificadores de ar, o que acreditava ser a melhor e mais recente tecnologia para encher nossas casas com um aroma perfumado, não era. De fato, os cientistas descobriram inúmeras substâncias tóxicas no que parece ser um dispositivo bastante inócuo.

Esses compostos tóxicos incluem:

Ftalatos

Os ftalatos apresentam muitos riscos. A maioria tem sido associada a anormalidades reprodutivas, interferindo na produção de testosterona, o hormônio masculino.

O Conselho de Defesa dos Recursos Naturais (NRDC) descobriu que, ao testar mais de uma dúzia de purificadores de ar diferentes, a maioria continha esses produtos químicos que também estão listados na lista de substâncias tóxicas do Estado da Califórnia “conhecidas por causar defeitos congênitos ou danos reprodutivos”. Também afirmou que os ftalatos no ar que respiramos podem levar a sintomas de asma e alergia, mesmo em pequenas quantidades.

Naftaleno

A maioria das marcas de purificadores de ar com plug-in contém um produto químico conhecido como naftaleno, que causou danos aos tecidos e até câncer de pulmão em ratos de laboratório e é suspeito de ter um efeito semelhante em humanos.

Formaldeído

Um conhecido agente cancerígeno humano, o formaldeído é comumente usado em purificadores de ar e outros produtos domésticos e foi definitivamente associado ao câncer de nariz e garganta. Também pode levar à irritação crônica das vias aéreas e da garganta, causando potencialmente infecções graves, asma e outros problemas respiratórios, como relata o Programa Nacional de Toxicologia do governo dos EUA .

Compostos orgânicos voláteis

Como mencionamos, os COV são compostos usados ​​para ajudar a dispersar aromas em purificadores de ar, mas também são produtos químicos nocivos.

O 1,4-diclorobenzeno foi encontrado nas correntes sanguíneas de 96% dos adultos americanos, um pesticida registrado pela EPA e um conhecido agente cancerígeno que está associado a danos nos pulmões.

Outro COV, o diclorobenzeno, foi encontrado como causa de morte em muitas aves de estimação. De fato, os pássaros faleceram pouco tempo depois que os purificadores de ar foram usados ​​perto deles. Também é o ingrediente principal usado no assustador pesticida DDT.

Mesmo que você use esses purificadores de ar apenas ocasionalmente, estudos descobriram que ser exposto apenas uma vez por semana aumenta o risco de membros da família desenvolverem asma em até 71%, e é por isso que é muito melhor fazer o seu, do que sujeitar a si mesmo, sua família e nosso ambiente a uma lista tão longa de riscos em potencial.

purificador de ar
Fonte: Tua Casa

Faça seu próprio purificador de gel

Refresque sua casa naturalmente com esses purificadores de gel simples.

Eles são fáceis de fazer com alguns ingredientes simples. Você pode personalizá-los com qualquer perfume e cor que preferir.

O processo é tão simples que você pode facilmente fazer um monte de purificadores de ar em apenas alguns minutos. Faça um para cada cômodo da sua casa.

Você vai precisar de:

  • 1 pacote de gelatina sem sabor
  • 3/4 xícara de água
  • 1/4 de xícara de vodka ou 1 colher de sopa de sal
  • 15 gotas de óleo essencial
  • 1-2 gotas de corante alimentar
  • pequenos frascos de vidro (pode ser frascos de meio litro)
  • tampas com algum tipo de abertura ou orifícios
  • panela pequena

Coloque a água para ferver em uma panela pequena. Após levantar fervura, adicione o pacote de gelatina e mexa até dissolver. Quando você adiciona a gelatina, a água começa a ferver mais agressivamente. Desligue o fogo neste momento. Deixe a mistura descansar até esfriar e adicione a vodka.

O álcool na vodka evita a formação de mofo na superfície do purificador de gel. Você pode substituir por uma colher de sopa de sal.

Despeje a mistura nos frascos. Adicione o corante alimentar. Você só precisa de uma ou duas gotas. Mexa bem para deixar a cor homogênea.

Adicione 10-15 gotas de óleos essenciais e mexa. Refrigere os géis até endurecer.

Tampe os frascos com uma tampa com furo ou com uma tampa em formato de grade. Você não precisa usar uma tampa, mas os purificadores de gel evaporam em cerca de um mês sem uma.

A receita pode ser dobrada ou triplicada para fazer mais purificadores de gel.

purificador de ar
Fonte: Amo Decorar

Combinações de aromas divertidos

Uma das coisas mais interessantes em fazer purificadores de gel caseiros é que é possível brincar com os aromas!

Abaixo seguem algumas combinações:

O Jardim de Flores:

  • 7 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 4 gotas de óleo essencial de gerânio
  • 4 gotas de óleo essencial de toranja

Pura diversão:

  • 8 gotas de óleo essencial de tangerina
  • 6 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 3 gotas de óleo essencial de limão
  • 3 gotas de óleo essencial de hortelã

Cítricos:

  • 5 gotas de óleo essencial de mandarina
  • 5 gotas de óleo essencial de limão
  • 5 gotas de óleo essencial de toranja

Cheiro verde:

  • 5 gotas de óleo essencial de capim-limão
  • 5 gotas de óleo essencial de eucalipto
  • 4 gotas de óleo essencial de manjericão
  • 4 gotas de óleo essencial de tomilho

Sidra de outono:

  • 7 gotas de gengibre
  • 5 gotas de laranja
  • 5 gotas de canela

Um detalhe importante é que você precisa ler bem as características de cada óleo, pois alguns são contra-indicados para hipertensos, epiléticos e crianças com menos de 7 anos, por exemplo. Outra questão, é que os gatos não se dão bem com óleos essenciais. Então, procure usar o purificador sem seu gato no ambiente.

No mais, aproveite o aroma dos óleos essenciais e seus benefícios terapêuticos.

Traduzido e adaptado de: Natural Living Ideas

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: