O sul do Brasil é berço do turismo rural do nosso país. Nos últimos anos, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina vêem investindo na qualidade das acomodações e nas experiências oferecidas. Cidades como Gramado-RS, Praia Grande-SC e Morretes-PR já estão na lista de todos os viajantes que adoram o acolhimento das cidades do interior.
Passear a cavalo, fazer trilhas, tomar banho de cachoeira, saborear a deliciosa culinária colonial, opções não faltam quando falamos em turismo rural no sul do país. Hoje, especificamente vamos falar do estado de Santa Catarina e as opções charmosas de hospedagem em meio a natureza.
Nem só de praia vive o turismo de Santa Catarina, o estado foi precursor do turismo rural no Brasil, quando no início da década de 1980 os fazendeiros da região de Lages começaram a abrir as portas de suas propriedades para visitação. Hoje, esses locais possuem infraestrutura de lazer completa e conforto, com atrações para todas as idades.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|
Por todo o estado é possível encontrar ofertas de experiências com a vida no campo, onde os alimentos são colhidos na própria horta e preparados em fogão a lenha. O turismo rural consegue trazer de volta parte do sabor dessa vida em sinergia com a natureza que nos faz falta nas grandes cidades.
Seja nas férias ou em um fim de semana, essa experiência rural irá nos trazer momentos prazerosos e inesquecíveis. Em vez do barulho de buzinas, o som dos pássaros e da água do riacho. Em vez do fast-food, uma comidinha caseira, e no lugar da correria diária, uma longa caminhada em meio à mata.
Já temos muitas cabanas temáticas no estado, mais de 60 pousadas e hotéis-fazenda espalhados por cerca de 30 cidades catarinenses, algumas dessas hospedagens com mais de 100 anos mantendo a cultura e características originais, sem esquecer da comodidade.
Abaixo vamos abordar as hospedagens e os destinos para quem está em busca de sair do óbvio e ter contato direto com a natureza através de experiências únicas. Vamos nessa?
1- Vale das Furnas – Alfredo Wagner
O local perfeito para esquecer do mundo e se conectar inteiramente com a natureza que nos rodeia. A cabana tem paredes e teto de vidro, é possível dormir observando as estrelas e os vagalumes que iluminam a noite. Lá não tem sinal de telefone, muito menos de internet (me belisca, é tudo que eu quero!)
Esse lugar pitoresco fica localizado em uma mata extensa próximo a Alfredo Wagner sendo perfeito para quem quer ter uma experiência única e se conectar com sua natureza selvagem.
Mais informações: Vale das Furnas
2- Refuge Green Valley – Urubici
Uma pousada com estilo que remete ao interior dos Estados Unidos, seja pelo nome das unidades quanto pelo desenho, decoração e qualidade dos ambientes, que lembram mesmo uma fazendinha nas montanhas do Colorado.
Na nossa opinião e pelo fato de nos trazer lindas recordações ( já moramos e viajamos em uma motorhome), o mais interessante é o Denver 66, um antigo ônibus Mercedes Benz lindo e extremamente bem equipado, mas ainda tem outras vários opções bem decoradas e pensadas para relaxar. Além de tudo isso, ainda tem estufa e horta, celeiro, áreas de piquenique, estufa, rio, quiosques.
Mais informações: Refuge Green Valley
3- Taipa Cabanas – Urubici
Também em Urubici, você encontrará lindas cabanas, ricamente iluminadas por enormes janelas e claraboias, oferecendo aos olhos uma paisagem dominada pelas araucárias e a amplidão serrana do interior catarinense. Esse é o Taipa Cabanas.
Modernas e aconchegantes, as acomodações são ideais para casais e amantes de experiências de imersão na natureza bucólica com requinte nos detalhes.
Mais informações: Taipa Cabanas
4- Ritmos da Terra – Angelina
Uma experiência biodinâmica. Já falamos sobre a biodinâmica em diferentes oportunidades aqui no Jardim do Mundo, por isso, essa é uma indicação muito especial. Uma hospedagem erguida em bioconstrução e um turismo rural diferenciado, marcado pelo ritmo da natureza ou os ritmos da terra.
Aqui a experiência, para além de uma linda hospedagem, será sensorial com contato direto com a produção biodinâmica, a degustação dos produtos frescos das hortas e pomares, o canto dos pássaros e o som dos riachos. É definitivamente o lugar para fazer um detox do corpo e da alma.
Mais informações: Ritmos da Terra
5- Snow Valley – São Joaquim
Uma experiência bilingue que une gastronomia e acomodação em um parque de aventura na natureza. Dá para se hospedar em um celeiro, bem no estilo dos filmes norte americanos da Sessão da Tarde, programar um piquenique e fazer arborismo, tirolesa, trilhas sensoriais, tudo em um só lugar.
Inspirado nos modelos dos parques dos estados Unidos, o Snow Valley foi planejado pelo americano Edgar Leland Butterfield, como um Parque Ecológico para exploração turística.
Mais informações: Snow Valley
6- Morada do Guardião – Soldados Sebold
Uma linda cabana de vidro, plantada logo em frente do destino turístico dos destinos turísticos dos aventureiros, que procuram a serra catarinense para experimentar as trilhas que guiam as lindas montanhas e cachoeiras que preservam intocadas a natureza destes ares mais rarefeitos.
Os Soldados Sebold são formações de arenito que representam os guardiões do campo dos Padres, abrigo dos pontos mais elevados e inóspitos de Santa Catarina o que torna o camping e cabana Morada do Guardião a indicação mais radical e inóspita desta lista, até porque, é acessível somente por trilha ou veículos 4×4.
Mais infos: Morada do Guardião
Pomerode
O estado é pequeno mas cheio de opções. Outra sugestão é a encantadora Pomerode, no Vale Europeu onde fizemos o circuito de bike, pelo trajeto é possível observar lindas casas em estilo alemão enxaimel e inúmeros imóveis tombados como Patrimônio Histórico. Lá se encontra a Pousada Rural Mundo Antigo. O espaço está aberto a visitantes, que podem aproveitar as atividades ao ar livre com os hóspedes.
Entre os passeios estão trilhas ecológicas, cachoeiras, passeios a cavalo e em charretes e visitas ao Museu da Antiga Colônia, onde estão expostos mobiliários e objetos do século XIX. E, na hora das refeições, deliciosos pratos típicos da região, como as cucas, tortas e pães e, é claro, cerveja!
Lages
Considerada como capital do Turismo Rural, Lages preserva uma grande herança cultural e proporciona momentos de relaxamento e tranquilidade aos seus visitantes. As diversas pousadas e hotéis-fazenda, como o Boqueirão Hotel Fazenda, Pousada Aza Verde, Pousada Refúgio do Lago, Hotel Fazenda Pedras Brancas e Fazenda Dourado, que proporcionam bons momentos junto à natureza e aos costumes rurais.
Entre as atividades ao ar livre estão passeios de charrete, cavalgadas, trilhas centenárias, entre outros, sem esquecer das saborosas comidas típicas e o hábito de contar histórias em volta das fogueiras.
Outra atração imperdível em Lages é a Coxilha Rica, uma antiga rota de tropeiros, que passa por rios, banhados e campos preservados em uma planície com cerca de 100 km². É lá que fica o super Hotel Fazenda Cerro Azul.
O espaço tem tudo que se espera de um hotel sofisticado: adega, sala de leitura, pub, academia, piscina coberta, spa, sala de jogos, lareira. Além disso, os hóspedes podem usufruir de dois restaurantes que oferecem café da manhã, almoço com gastronomia típica regional e café da tarde, todos já incluídos na hospedagem.
Gaspar
Outra cidade que vem sendo muito procurada para a prática de Turismo Rural em Santa Catarina é Gaspar, onde está o Fazenda Park Hotel, oferecendo também vários tipos de esportes, pedalinhos, piscina aquecida, polo aquático e bocha, e o Eco Hotel Arraial do Ouro, localizado numa área de 600 mil m², com trilhas na Mata Atlântica e um charmoso restaurante.
Urupema, Joinville, Jaraguá do Sul, Treze Tílias, Tubarão e Gravatal são algumas outras excelentes cidades que também oferecem hotéis-fazenda e pousadas com atividades na área rural, hospitalidade calorosa e a deliciosa gastronomia.
E aí, qual vocês irão escolher? Contem pra gente!