Convidamos vocês a colocar a “mão na massa” e soltar seu alquimista interior com essas 3 receitas de licores cítricos.
Os licores que vamos ensinar a fazer, são ótimas opções de presentes e geralmente requerem poucos ingredientes e até pouca dedicação. É ótima a sensação de presentear alguém e dizer “fui eu que fiz, pensando em você!”
As fórmulas abaixo são bem tradicionais, e receitas tradicionais geralmente são bem específicas e rígidas, mas, como tudo, vamos fazer do nosso jeito, adaptando ao que temos ao nosso alcance.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|
Limoncello
Essa é uma receita de origem italiana, consiste em um licor feito das cascas de limão-siciliano e macerado em álcool de cereais. Já vamos deixar combinado aqui, essas receitas podem ser feitas com cachaça, se for o que estiver ao nosso alcance, porém, vamos passar a receita original para fins didáticos.
Para fazer essa receita vamos precisar de:
- 10 limões sicilianos;
- 1 litro de vodca;
- 600g de açúcar;
- 600ml de água.
Modo de preparo
1. Com uma escovinha para legumes, lave bem as cascas dos limões sob água corrente e seque bem cada um – é importante que as cascas estejam secas para fazer o licor. Com uma faca de legumes bem afiada (ou descascador) descasque os limões com bastante cuidado para não tirar a parte branca – ela amarga a receita.
2. Coloque as cascas dos limões num pote com fechamento hermético, cubra com a vodca e tampe – o pote precisa ter fechamento hermético para o álcool não evaporar. Deixe descansar por pelo menos 5 dias para o limão liberar todo o aroma e sabor na vodca (se estiver com mais tempo, deixe por 1 semana).
3. Após os 5 dias de descanso, prepare a calda: numa panela pequena misture a água com o açúcar. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar até ferver e todo o açúcar dissolver. Transfira para uma jarra e deixe esfriar.
4. Junte a calda de açúcar ao pote com vodca e cascas de limão, misture, tampe e deixe descansar por mais 5 dias (se estiver com tempo, deixe descansar por 1 semana; o licor fica ainda mais gostoso).
5. Coe o limoncello; descarte as cascas e transfira o licor para garrafinhas com etiquetas decoradas e data de validade. Deixe no congelador ou na geladeira para servir puro, bem gelado, ou preparar um drinque, como o limoncello spritz.
Variação
Algumas pessoas gostam de fazer essa receita de forma diferente, usando leite para deixar o licor bem cremoso. Não é muito diferente, é só trocar a água da receita por leite, fazendo o xarope mais ou menos da mesma forma. Também é recomendado adicionar uma vagem de baunilha ou umas gotinhas da essência.
E por falar em essência, aprenda como fazer extratos naturais para implementar suas receitas.
Feito! A cor do licor fica linda, com toda certeza, vai conquistar o amigo presenteado não só pelo visual, mas também pelo paladar.
É uma excelente bebida para se tomar depois de uma refeição, além de ser muito refrescante, como a maioria dos licores cítricos.
Dura 3 meses na geladeira.
Mandarinello (Licor de Bergamota)
Este é um ótimo licor, ainda mais porque estamos aproveitando as cascas, que geralmente seriam descartadas. Dentre os licores cítricos, achamos que essa é a receita que rende mais, pois também utilizaremos o suco da bergamota (ou tangerina, talvez mexerica, dependendo da região do leitor).
É uma receita muito simples, para fazer vamos precisar de:
- 10 bergamotas;
- 1 litro de vodca ou cachaça;
- 400ml de água;
- 200ml do suco da bergamota;
- 600ml de açúcar.
Dica: Congele o suco da bergamota em forminhas de gelo para aproveitar no dia de fazer a calda.
Modo de preparo
1. Primeiro, assim como na receita anterior, devemos tirar as raspas da bergamota e colocá-las em um pote de vidro hermético com a cachaça;
2. Deixe descansar por pelo menos 5 dias para a bergamota liberar todo o aroma e sabor na cachaça (se estiver com mais tempo, deixe por 1 semana).
3. Após os 5 dias de descanso, prepare a calda: numa panela pequena misture a água e o suco com o açúcar. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar até ferver e todo o açúcar dissolver. Transfira para uma jarra e deixe esfriar.
4. Junte a calda de ao pote com a cachaça e cascas de bergamota, misture, tampe e deixe descansar por mais 5 dias (se estiver com tempo, deixe descansar por 1 semana; o licor fica ainda mais gostoso).
5. Coe o licor; descarte as cascas e transfira o licor para garrafinhas com etiquetas decoradas e data de validade. Deixe no congelador ou na geladeira para servir puro, bem gelado.
Simples, não? Assim como todos os licores cítricos, esse licor dá uma maravilhosa sensação de refrescância, e esse licor fica muito docinho, mais fraco que os outros licores cítricos, maravilhoso para pessoas que não são tão chegadas em uma cachaça. Vale a pena tentar essa receita.
Dura 3 meses na geladeira.
|Leia mais: Aprenda a fazer licor de jenipapo|
Licor 44
O licor 44, ou liqueur 44, originalmente, é uma receita bem tradicional e super criativa. O conceito desse licor é que é necessária 1 laranja, 1 litro de álcool, 44 grãos de café, 44 cubinhos de açúcar e 44 dias de maceração para que a receita fique pronta, super interessante, não é?
Dentre as receitas anteriores de licores cítricos, essa é a receita com o maior tempo de cura, mas acredite, esse tempo todo de espera vale a pena, cada segundo é compensado por um excelente licor. O sabor e o aroma são indescritíveis, o café e os óleos da casca da laranja transformam esse licor em um dos melhores licores cítricos, sem dúvidas.
Para fazer essa receita sofisticada, porém simples, vamos precisar de:
- 1 laranja grande;
- açúcar (originalmente são 44 cubinhos, ou seja, 440 gramas);
- 1 litro de álcool (vodka, cachaça ou álcool de cereais);
- 44 grãos de café;
Modo de preparo:
Assim como os outros licores cítricos, esse é bem simples de ser preparado:
1. Primeiro, fazemos vários furinhos na laranja com ajuda de uma agulha, nesses furos, encaixamos os grãos de café os grãos que sobrarem colocamos em volta da laranja;
2. Agora, colocamos todo o açúcar num frasco de vidro, e por cima do açúcar, colocamos a laranja cheia de grãos de café e a cachaça;
3. Feito isso, fechamos o pote e aguardamos 44 dias até que a infusão esteja completa;
4. Agite ocasionalmente para ajudar a dissolver o açúcar.
5. Passados os 44 dias, peneiramos para ficar só o líquido e envasamos colocando em garrafinhas com etiquetas decoradas e data de validade.
Algumas pessoas gostam de colocar alguns cravos, para dar uma picância e um sabor marcante.
Dura 3 meses na geladeira.
Pra quem quiser mais uma receitinha, aqui no nosso instagram ensinamos a fazer um outro licor que fica surpreendente com gostinho de Baileys.
Aproveitem!