• Bolinha energética de cenoura

    Aprenda a preparar bolinha energética de cenoura. 

    Cenouras nunca faltam aqui em casa, decidimos transformar o excesso que tínhamos em bolinhas energéticas. É  muito fácil, só triturar e moldar e não precisam ir ao forno. Este é daqueles lanchinhos que agradam a todas faixas etárias, as bolinhas ficam tão deliciosas que as crianças não resistem. E mais, por ser em formato de bolinha, se come em uma bocada só, quase como um brigadeiro.

    Nós, que nos aventuramos em vários tipos de culinárias, a crudívora é a que, geralmente mais gostamos, primeiramente, por ser muito nutritiva e por sua agilidade, um processador e 15 minutos são suficientes para uma receita incrível. É o caso específico dessas bolinhas de cenoura, que levam poucos ingredientes e 10 minutos para fazer.

    LER MAIS
  • Aprenda 3 formas de desidratar frutas em casa

    Já comeu uvas-passas? damascos, ameixa seca? Esses alimentos, além de muito práticos e leves, são nutritivos, possuem uma variedade enorme de fibras, vitaminas e minerais, e acima de tudo, são deliciosos companheiros para diferentes horas.

    Historicamente, o método de desidratação de frutas surgiu para fins de conservação, pois quando retiramos a água de uma fruta, ela pode durar por muito mais tempo e perde boa parte do peso, tornando o alimento mais fácil de ser transportado e consumido com mais praticidade.

    LER MAIS
  • Receita de tortilha de couve-flor

    Receita de tortilha de couve-flor

    Lembrando das lindas palavras de Jorge Mautner: ”dentro da couve-flor tem a flor, tem a flor, e que além de ser uma flor, tem sabor”, refletimos sobre a praticidade desse alimento, que é uma flor que pode ser usada para fazer vários tipos de receitas, e hoje, aprenderemos a fazer uma deliciosa tortilha de couve-flor.

    Sim, tortilha no estilo mexicano, uma das nossas culinárias favoritas. Enchiladas, tacos, burritos, quesadillas, toda semana rola um desses pratos na nossa casa.

    LER MAIS
  • Aprenda como fazer chips de vegetais

    Aprenda como fazer chips de vegetais

    Você sabia que é possível ter um salgadinho gostoso, saudável e prático, feito de diferentes vegetais ?Os chips de legumes são ótimas alternativas para substituir os produtos industrializados servidos como aperitivos. Também são opções deliciosas e práticas para ter sempre à mão na hora da fome da tarde, da noite, ou para beliscar num happy hour.

    LER MAIS
  • Guia dos picles: Aprenda a fazer conservas simples

    Já falamos muito sobre picles aqui no blog. O processo de conserva pode deixar os vegetais mais gostosos, além de ser uma ótima forma de conservar a abundância de nossa horta.

    O resultado são produtos mais resistentes ao tempo, o que era muito útil quando não existia geladeira e outras formas de conservação.

    LER MAIS
  • Aprenda a preparar e utilizar a farinha de amora

    Já ouviram falar da farinha de amora? Acreditamos que todos aqui conhecem as amoras, são frutinhas saborosas e muito saudáveis, que podemos comer até cansar. Porém, quem conhece, sabe que o período em que as amoreiras dão frutos (geralmente, de setembro até novembro no hemisfério sul) é relativamente curto, o que nos leva a considerar a estocar as amoras.

    LER MAIS
  • Aprenda a fazer Manteiga de Cannabis Medicinal

    No Uruguai, onde moramos uma parte do ano, a cannabis é legalizada. Ganhamos sementes de alguns amigos, plantamos, colhemos, secamos e a partir disso, tivemos oportunidade de fazer vários testes.

    Fizemos manteiga canábica medicinal, comestíveis, óleo, tintura, lubrificante, pomada, entre outros. Fui compartilhando as experiências nos stories do Instagram o que gerou muitos pedidos de receitas. Vamos começar a série de posts sobre cannabis falando da manteiga.

    LER MAIS
  • Introdução a fermentação selvagem

    A fermentação selvagem transforma e preserva os alimentos através da ação de bactérias. O mundo começou a fermenta-los há milhares de anos, motivados pela necessidade de preservar os alimentos . Hoje, temos outras maneiras de preservar os alimentos e podemos obtêr facilmente vegetais e frutas de outras estações o ano inteiro. Mas a fermentação persiste. Algumas pessoas estão interessadas em alimentos fermentados por causa da alquimia e sabores interessantes que são criados e outros pelos inúmeros benefícios.

    LER MAIS
  • Aprenda a fazer biscoitos assados pela luz do sol

    Quando se pensa em biscoitos recheados, a primeira imagem que aparece em nossa mente é a de biscoitos recheados industrializados, carregados de açúcar, sal, corantes e conservantes. Esquecemos que uma versão natural, saudável, saborosa, sem glúten, açúcar e aditivos químicos seja possível.

    Este biscoito, ao contrário da consistência do industrializado – que é feito à base de farinha e assado em forno a altas temperaturas -, dissolve na boca e agrada o paladar dos degustadores mais exigentes.

    LER MAIS

  • Aprenda a fazer 3 tipos de queijo vegano

    O queijo é um ingrediente muito versátil que pode ser utilizado em entradas, pratos principais, sobremesas e petiscos. Porém, ele é feito com leite animal, o que o torna pouco sustentável e um ingrediente que não está na lista dos veganos. Por isso, hoje iremos aprender a fazer 3 tipos de queijo vegano.

    O queijo vegano é feito com ingredientes que não são de origem animal, como o leite. Assim, é utilizado nozes, raízes e outros ingredientes que proporcionam uma textura parecida com a do queijo tradicional. Eles podem ser utilizados em muitos pratos, como pizzas, hambúrgueres e no pão, por exemplo.

    LER MAIS