Sabe-se que a gastronomia canábica está em alta quando chefs do mundo inteiro usam esta erva das formas mais criativas que conseguimos imaginar em suas receitas, preparando pratos complexos, deliciosos, terapêuticos e, claro, que fazem a cabeça.
O que iremos tratar nesse artigo, é a confecção de um menu canábico completo, com uma saladinha de entrada, prato principal, suco e sobremesa, por fim. E mais, além de todos os pratos possuírem cannabis em sua produção, todos eles são 100% veganos, livre de crueldade animal.
Sabemos que o uso da cannabis não é uma coisa recente, existem registros de seu uso na China antiga, inclusive, para a saúde reprodutiva feminina, e desde então, as pessoas estão conhecendo as propriedades terapêuticas que a erva tem a oferecer, seja fumando, comendo ou vaporizando.
|Leia também: Receita de lubrificante canábico |
Para fazer nosso menu canábico, temos que ter algumas coisas claras na nossa cabeça, a primeira é que o THC presente na cannabis é lipossolúvel, ou seja, ela precisa estar em contato direto com gordura para ser absorvido pelo corpo e ”dar brisa”, se não fizermos o processo direito, estaremos desperdiçando suas propriedades terapêuticas.
Outra coisa importante, temos que ter muito cuidado com as medidas, o efeito não bate rápido quando comemos, é diferente de quando fumamos, pode demorar mais de uma hora para fazer efeito. É um erro muito comum, por exemplo, fazer um brigadeiro de cannabis, não sentir nada em 10 minutos e provar de novo, e de novo. Erros de dosagem como esse podem ser perigosos, a brisa pode ser muito forte, nos causando efeitos indesejados.
Essa demora ocorre, pois o THC tem que ser absorvido lentamente para que depois, ele venha a adentrar nossa corrente sanguínea. Então, tenhamos paciência e muito cuidado com as medidas. Dito isso, vamos aprender a fazer um óleo de coco canábico que será usado no nosso menu canábico… ah! e mais abaixo você encontra o link da receita de manteiga de cannabis.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar as nossas aventuras|
Óleo de coco com cannabis
Esse óleo é um item essencial para nosso menu canábico. Como já dissemos, a cannabis é lipossolúvel, então, usaremos o óleo de coco para esse fim. Para fazê-lo, precisaremos de:
- 1 xícara (chá) de flores de cannabis picadas (podem estar com as pequenas folhas em volta, as que tiramos no processo de ”manicure”);
- 1 xícara (chá) de óleo de coco;
- Panelas para banho-maria;
- Uma peneira.
O processo é bem simples, mas deve-se ter atenção aos detalhes:
- Primeiramente, derretemos o óleo de coco em banho-maria, ou seja, colocamos uma panela grande no fogo e enchemos metade dela com água, então, colocamos uma panela menor (com o óleo) dentro dessa maior;
- Estando devidamente derretida, diminuímos o fogo, deve estar bem baixo (se o óleo estiver quente de mais, o THC evapora) e adicionamos as flores de cannabis. Esse é o processo de descarboxilação;
- A descarboxilação é um processo relativamente demorado, pode durar de 40 minutos até 6 horas, quanto mais tempo, melhor será o produto final. Porém, ninguém quer gastar 6 horas de gás de cozinha, principalmente nessa época que o gás está valendo ouro;
- Passado o tempo de descarboxilação, peneiramos essa mistura e reservamos nosso óleo canábico que será utilizado para preparar nosso menu canábico.
Agora que temos nosso óleo pronto, podemos seguir para nosso menu canábico, e o primeiro item, é claro, será a salada de entrada.
|Leia também: Aprenda a fazer manteiga de cannabis|
Salada canábica
Para preparar essa salada bem elaborada, precisaremos de:
- Folhas de cannabis (não possuem efeito psicoativo);
- Folhas de manjericão;
- Cebolinha;
- 1 tomate;
- Meio pepino;
- 1 dente de alho;
- 3 azeitonas;
- 1 limão;
- Sal e pimenta;
- Vinagre;
- Óleo de cannabis ou oleo de sementes de cânhamo.
É claro que o óleo canábico é opcional, não queremos queimar a largada logo no primeiro item do nosso menu canábico. Agora, vamos para o preparo da salada:
- Primeiro, picamos as folhas de cannabis, de manjericão e as cebolinhas e adicionamos em uma bacia;
- Então, picamos os tomates, o pepino, o alho e as azeitonas e adicionamos à mistura;
- Por fim, adicionamos o suco de limão, vinagre, sal, pimenta e o óleo de cannabis, se assim desejarmos.
Está pronto nossa entrada para o menu canábico, agora, iremos para o suco.
Suco verde canábico
Esse suco possui algumas propriedades terapêuticas que devemos elencar aqui, entre elas estão o fortalecimento do sistema imunológico, ajuda o metabolismo ósseo e estimula a função neural, então, vale a pena fazer esse suco para consumo regular.
O suco em questão não terá efeitos psicoativos, pois estaremos usando a planta fresca, não estaremos diluindo o THC em gordura e não estaremos fazendo o processo de descarboxilação, mas isso a gente já aprendeu, certo? Então, é uma escolha neutra para nosso menu canábico.
Para fazer o suco verde canábico, precisaremos de:
- 4 xícaras (chá) de folhas frescas de cannabis (é preferível usar as folhas mais internas da planta);
- 2 xícaras (chá) de espinafre ou couve;
- 1 xícara (chá) de água;
- 1 banana.
|Leia: nomenclatura técnica para cultivo e manejo da cannabis|
Primeiro, faremos o suco somente das folhas de cannabis, para então, fazer o suco verde completo.
- Primeiro, adicionamos as folhas de cannabis e uma xícara de água no liquidificador, batemos bem e peneiramos. Podemos congelar esse suco para usar em vários sucos verdes;
- Então, batemos a couve, 1 xícara de água, a banana e o suco de cannabis que acabamos de fazer.
Está pronto nosso suco verde, segundo item do nosso menu canábico, agora, podemos seguir para o prato principal.
Curry canábico com coco
Essa é uma receita mais complexa, por isso escolhemos ela para ser o principal componente do nosso menu canábico. Para prepará-la precisaremos de:
- 2 tomates grandes e picados;
- 3 dentes de alho;
- 2 colheres (sopa) de gengibre picado;
- 1 xícara (chá) de coentro picado;
- 1 colher (sopa) de cominho;
- 1 colher (sopa) de cúrcuma;
- 1 xícara (chá) de lentilhas;
- 4 colheres (sopa) de óleo de coco com cannabis;
- 500ml de leite de coco;
- 2 colheres (sopa) de sal;
- 1 colher (chá) de pimenta-caiena;
Modo de preparo
- Primeiro, pegamos o gengibre e o coentro e adicionamos em uma bacia com os tomates, e com uma colher de pau, amassamos os tomates para obter uma mistura pastosa;
- Então, pegamos os dentes de alho picados e o cominho e adicionamos em uma panela com o óleo canábico. Devemos fritar o alho até ficar bem crocante. Feito isso, adicionamos a mistura anterior nessa panela e deixamos cozinhar por 5 minutos;
- Então, adicionamos o sal, a pimenta, a cúrcuma, as lentilhas e 3 xícaras de água na panela, levamos à fervura e deixamos em fogo baixo por 40 minutos com a panela tampada;
- Passado esse tempo, as lentilhas já devem estar macias, então, apagamos o fogo, adicionamos o leite de coco e misturamos.
Está pronto o prato principal do nosso menu canábico, fica uma delícia se servido com arroz. E vamos repetir, deve-se ter cuidado com a quantidade que ingerimos. Agora, vamos para o item final do nosso menu, a sobremesa.
|Leia mais: Brownie com manteiga de cannabis medicinal|
Sundae canábico de banana
Essa sobremesa é para matar aquela vontade de comer algo doce após uma refeição, para fazê-la, precisaremos de:
- 3 bananas picadas;
- 2 colheres (sopa) de suco de limão;
- 2 colheres (sopa) de óleo canábico de coco;
- 3 colheres (sopa) de cacau em pó;
- 2 colheres (sopa) de xarope de agave ou outro disponível;
- 4 gotas de essência de baunilha;
- 2 colheres (sopa) de coco ralado.
Modo de preparo
- Primeiro, adicionamos a banana em um pote junto com o suco de limão, para frear o processo de oxidação, e levamos esse pote ao freezer por 4 horas;
- Agora, misturamos o óleo canábico, o xarope de agave, o cacau em pó e a essência de baunilha e reservamos;
- Passadas as 4 horas no congelador, retiramos as bananas de lá e batemos no liquidificador até ficar parecendo um sorvete;
- Então, pegamos esse ”sorvete” em bolas, colocamos em um pratinho e adicionamos a mistura com o óleo canábico por cima. Por fim, adicionamos o coco ralado.
E está pronta nossa sobremesa, finalizando nosso menu canábico completo.
Já dissemos isso antes, mas devemos reiterar: temos que tomar muito cuidado com a quantidade que ingerimos, o ideal é testar a potência do óleo antes, para não exagerar na primeira receita do menu canábico. E claro, paciência, o efeito demora um pouco a bater…