Óleos terapêuticos por infusão de ervas

óleo macerado

Nós já ensinamos a plantar e secar ervas aqui no blog. Hoje vamos ensinar a como usá-las para fazer maravilhosos óleos terapêuticos através da infusão de ervas.

Ter um estoque de ervas secas é essencial para quem quer ter mais autonomia no autocuidado diário. As ervas podem ser usadas para chás e os óleos infusionados podem ser utilizados na produção de cosméticos, como sabonetes e óleos de massagem.

Quais ervas usar para fazer óleos terapêuticos?

Muitas ervas são adequadas para esse preparo de óleos terapêuticos, porém é necessário salientar que é extremamente importante usar ervas secas, preferencialmente a sombra, deste modo não há riscos de soltar água na mistura, influenciando na vida útil do seu óleo.

Podemos usar lavanda, alecrim, calêndula, cravo da índia, camomila, hibiscus, manjericão, entre outras. Cada erva tem uma propriedade escolha as com funções terapêuticas que você procura. Você também poderá misturar 2 ou mais ervas.

Qual óleo usar?

O óleo serve para extrair os compostos lipossolúveis da planta. Devemos ter em conta o tipo de pele para escolhermos o tipo de óleo . Uma pele seca e madura exige óleos mais nutritivos, como o de abacate, amêndoas ou jojoba e uma pele jovem, óleos mais ligeiros como o de girassol, sésamo e oliva extra virgem.

Importante: Ao comprar óleos vegetais, opte por aqueles que foram extraídos a partir de processo de prensagem a frio, que conserva todas as suas propriedades terapêuticas e confira para ter certeza que são óleos 100% vegetais.

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|

O que precisamos para fazer o nosso óleo terapêutico:

  • Frasco esterilizado (de preferência um de vidro e que possa ser hermeticamente fechado ou com rolha. Ferva o vidro por 5 minutos para esterilizar-lo);
  • Um óleo vegetal de sua escolha;
  • Uma erva da sua escolha, nesse momento podemos usar a nossa criatividade, temos a liberdade de escolher aquela erva que nos atrai, a que mais agrada nosso olfato, ou a com efeitos específicos para um tratamento tal;
  • Um pano ou saco escuro (para proteger o vidro da luz solar direta);
  • Luz solar, mas também é possível fazer o óleos terapêuticos em banho-maria.

Maceração e assentamento das ervas

A matéria vegetal deve ser devidamente macerada para que se tenha espaço o suficiente para colocarmos mais ervas aromáticas e óleo vegetal, e quanto mais prensamos a matéria vegetal contra o fundo, mais espaço teremos para que nossa infusão de ervas fique bem completa. Uma dica valiosa é colocar etiquetas com os nomes das ervas aromáticas que estamos utilizando.

Infusão de ervas utilizando o sol

Nossa infusão vai precisar de 4 semanas para ficar pronta na luz do sol, e para que esse processo não demore mais, devemos colocá-la em um lugar que pegue longos períodos de luz solar, e se não for possível, ir trocando de lugar durante o dia. Nós deixamos perto de uma janela que pega luz quase o dia inteiro.

Importante: O frasco deve estar envolto pelo pano escuro para proteger da luz solar direta. Queremos que o sol aqueça a infusão e ajude a erva a liberar suas propriedades, a luz solar direta fará com que o nosso óleo oxide rapidamente.

É necessário sacudir a infusão de tempo em tempo, recomendamos que isso seja feito pelo menos 4 vezes por semana. Após 4 ou 5 semanas a infusão deve ser bem peneirada e armazenada em um frasco com tampa esterilizado.

|Leia mais: Óleos essenciais, hidrolatos, e oleatos. Você sabe a diferença entre eles?|

Infusão por banho-maria

O banho-maria é uma técnica menos utilizada em infusões de ervas, porém, também é eficiente e bem mais rápida. Para isso, devemos colocar no fogão uma panela grande com água, não enchendo mais do que a metade, e dentro dessa panela, outra panela esmaltada ou vasilha de vidro com as ervas secas e óleo vegetal dentro.

Coloque para ferver em fogo baixo/médio, e preste bastante atenção no nível da água na panela de baixo para não evaporar. Espere levantar fervura e vá mexendo bem por cerca de cinco minutos, devemos ficar atento com a interação do óleo com o material vegetal, e quando o óleo já estiver bem aromático e corado, está pronto. Peneire a matéria vegetal e passe a infusão de ervas para um recipiente esterilizado e com tampa.

Duração:

A duração é de geralmente 8 meses , mas observe sempre o aroma e a coloração.

Modo de usar os óleos terapêuticos listados abaixo

Existem diversas formas de usar os óleos: em cremes, óleos corporais, massagem, banhos, compressas, escalda-pés, argilas, inalações, entre outros. Também é possível usar em aromatizadores de ambiente, difusor elétrico ou colar aromatizador.
A quantidade de gotas varia conforme o modo de uso.

Em caso de dúvidas, procure orientação de um profissional qualificado.

Receitas de óleos terapêuticos por infusão de ervas

Agora, vamos para as receitas. Como dissemos antes, é ótimo usar a criatividade e escolher ervas que nos atraem, ervas aromáticas que encontramos na rua que conquistam nosso olfato ou paladar. Porém, vamos ensinar três receitas para inspirar e mostrar como é simples escolher seus ingredientes para sua infusão de ervas.

|Leia mais: Saiba quais óleos essenciais utilizar em peles secas|

Óleo de camomila

óleo de camomila

A camomila possui diversas propriedades terapêuticas, é um excelente anti-inflamatório e calmante. Para fazer sua infusão de camomila serão necessários:

  • Flores de camomila;
  • Frasco esterilizado com tampa;
  • Óleo vegetal;

Macere bem as flores de camomila e assente-as no frasco, depois disso adicione o óleo vegetal. A mistura deve ficar coberta no sol por 4 ou 5 semanas até pegar cor e cheiro. Sacuda o óleo 4 ou 5 vezes por semana.

Cuidados:

Não utilize em feridas abertas.

Óleo de alecrim com hortelã

Essa é uma infusão de ervas aromáticas extremamente agradável ao olfato, a hortelã é conhecida por ser um descongestionante nasal e por ter propriedades digestivas. O alecrim também tem suas propriedades que auxiliam o sistema respiratório e equilibra a pressão arterial. Vamos precisar de:

  • Hortelã-pimenta;
  • Alecrim;
  • Frasco esterilizado com tampa;
  • Óleo vegetal de sua escolha;

As medidas ficam em aberto, só o nosso gosto dirá o quanto de cada erva aromática devemos adicionar na nossa infusão de ervas. Esses ingredientes são extremamente aromáticos. Quando a mistura estiver pronta, após 4 ou 5 semanas cobertas no sol, a cor do óleo deve estar bem mais escura. Peneire a infusão de ervas e coloque em um frasco esterilizado com tampa.

Cuidados:

Evite durante a gravidez. Evite com pressão alta. Possível sensibilização da pele. Apenas para uso adulto.

Óleo terapêutico de erva-cidreira

Por ser uma planta facilmente encontrada no Brasil, essa infusão pode ser uma ótima escolha. A erva cidreira tem princípios expectorantes e é um ótimo diurético. Vamos precisar de:

  • Ramos de erva-cidreira
  • Frasco esterilizado com tampa;
  • Óleo vegetal;

Macere bem os ramos e assente-as no frasco, depois disso adicione o óleo vegetal. A mistura deve ficar coberta no sol por 4 ou 5 semanas até pegar cor e cheiro. Sacuda o óleo 4 ou 5 vezes por semana.

Cuidados:

Não usar em caso de pressão baixa.

|Leia mais: 8 melhores óleos essenciais para concentração, foco e clareza mental|

Infinitas possibilidades

óleos terapêuticos

Os óleos terapêuticos feitos por infusão de ervas são mais acessíveis do que os óleos essenciais e consideravelmente mais fáceis de produzir. Os efeitos terapêuticos podem variar de um para o outro, então devemos considerar combinar esses óleos e destilados para fazer uma mistura super aromática que cumpra nossos objetivos.

Então, o céu é o limite, vamos descobrir novas misturas, combinar óleos, compartilhar nossos resultados e aproveitar todo o potencial das nossas infusões de ervas.

Importante

Mantenha longe do alcance de pets e crianças. Não use no rosto caso vá se expor ao sol.

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *