6 formas de ganhar salário mensal no sítio

ganhar salário mensal sítio

Trocar o campo pela cidade à procura de uma vida melhor sempre foi a opção mais comum. Porém, atualmente, muitas pessoas, cansadas do caos urbano, estão fazendo o caminho inverso, deixando os grandes centros para viver literalmente no meio do mato.

São pessoas, em sua maioria, que desfrutavam de um certo conforto na cidade, mas não aguentavam mais a correria, falta de liberdade, o trânsito e o excesso de consumo. Em busca de uma vida mais simples e saudável, elas não têm medo de encarar a enxada e descobrir um novo modo de sobreviver.

Uma das partes mais difíceis desse desapego das zonas urbanas é a ocupação profissional, pois muitos de nós nascemos em cidades grandes e fomos criados nessa bolha que nos restringe a empregos de carreira.

Mas você já pensou em tirar toda sua renda de uma fazenda, chácara ou sítio? Conseguindo um salário mensal que pode ser o suficiente para manter uma família?

Sabemos, é claro, que não é um processo fácil e rápido, mas com as ferramentas e estudos adequados, pode-se obter um salário mensal e viver uma vida abundante e sustentável.

Veja 6 idéias de como ganhar salário mensal no sítio

Cultivando ervas aromáticas/medicinais

plantar ervas medicinais

Este método é ótimo para pequenas propriedades, aproveitando terras pouco produtivas e o investimento inicial é baixo.

O mercado voltado para plantas medicinais tem tido um crescimento avassalador nos últimos anos. O maior motivo para esse crescimento é justamente a preocupação em buscar alternativas naturais. .

As ervas podem ser vendidas puras ou processadas, são utilizadas em farmácias de manipulação, cosméticos, perfumaria e na culinária

Essas plantas crescem com muita facilidade, e geram renda o ano inteiro. Uma mesma planta gera várias  perdura por vários ciclos sazonais.

E se o mercado de ervas não processadas não lhe agradar ou ser muito competitivo no local onde moramos, podemos investir em equipamento para processá-las, transformando-as em óleos essenciais, temperos, chás, incensos e cosméticos naturais como sabonetes.

Veja esse vídeo sobre agricultores que estão vivendo do cultivo de ervas, é bem motivador.

|Leia mais: Pomada cicatrizante com flores de calêndula|

Cultivando cogumelos

cultivar cogumelos em casa

Esse é um meio menos convencional de conseguir renda no campo, não por ser difícil, e sim por não ser uma prática tão difundida. Para quem acha que plantar cogumelos é um grande mistério, fizemos um guia básico de como cultivar cogumelos em casa.

Cultivar cogumelos é algo que precisa de algum estudo e precisão, mas quando pegamos o jeito, podemos colher os frutos do nosso trabalho com uma certa frequência, podendo facilmente tirar um salário mensal dessa técnica. Se inocularmos um grande tronco de árvore, podemos colher cogumelos dezenas de vezes.

E vale ressaltar, o mercado dos cogumelos é um mercado crescente. Cada vez mais pessoas vêm aderindo ao veganismo, e os cogumelos estão se mostrando cada vez mais como alternativas à carne por conta de sua praticidade e alto valor nutricional.

|Leia mais: 22 benefícios de se viver com menos|

Um desafio pode ser estocar os cogumelos, mas existe uma boa forma de contornar isso, que é o processo de secagem. Cogumelos defumados e secos também estão virando uma tendência, eles acabam durando vários meses, às vezes até sem precisar estocá-los na geladeira.

Veja o vídeo sobre o cultivo de cogumelos.

Arrendamento

Arrendar terra

Dependendo do tamanho do sítio ou fazenda, o arrendamento pode ser uma alternativa para tirar alguma renda, talvez uma renda semestral, anual ou mensal. O arrendamento consiste em ceder um pedaço de terra para alguém que queira desfrutar e explorá-la em troca de uma quantia de dinheiro.

Essa é uma prática comum no Brasil, principalmente no meio rural, onde muitos agricultores não possuem espaço o suficiente para cultivar suas culturas e acabam recorrendo ao arrendamento, oferecendo uma quantia de dinheiro em troca de um pedaço de terra, que muitas vezes, não está sendo usado.

Recomendamos arrendar uma parte do terreno, se você julgar que isso possa ser benéfico. Muitas vezes, acabamos criando boas relações e tendo muitos aprendizados com arrendatários.

Trabalho remoto

Trabalho remoto

Existem vários sites de contratação para redatores, por exemplo. Basta ser bom de escrita e acesso a internet para publicar ou enviar os textos.

Este é só um exemplo, existem várias modalidades de trabalho remoto, e se tivermos acesso constante à internet, melhor ainda, as oportunidades de conseguir um salário mensal são vastas. Mais exemplos de freelancers: designer gráfico, transcritor, programador, tradutor, professor, entre outros.

E vamos além, com esse cenário de pandemia pelo qual estamos passando, muitas empresas perceberam que o trabalho remoto está se mostrando como um meio de se aumentar o rendimento. Pode ser uma boa oportunidade de adentrar ao mercado de trabalho e conseguir um salário mensal mesmo estando longe dos centros urbanos.

Aqui você encontra uma lista com os maiores contratantes de freelancers.

|Leia mais: 5 pontos a considerar quando pensar em morar no campo|

Artesanato

marcenaria

Essa é para as pessoas mais criativas e aspirantes ao mundo artístico. O artesanato é uma ótima forma de conseguir um salário mensal e até semanal, pois à medida que vamos produzindo nossos artesanatos e vendendo, acabamos ganhando algum reconhecimento de possíveis clientes. E existem diversas modalidades de artesanato que podem ser trabalhadas para fins de subsistência.

A carpintaria é uma arte milenar e que pode ser responsável por trazer uma renda que sustentará uma família inteira, ainda mais em lugares onde a madeira é abundante. Existem diversas ferramentas e movelarias que podem ser feitas sem necessidade de longos anos de experiência. Além do mais, existe um mercado muito bom de ferramentas e móveis artesanais, não custa nada tentar.

Além da carpintaria e marcenaria, existe também a forja, ofício dos ferreiros. Pode parecer algo muito intenso e místico, mas existe toda uma arte por trás desse processo. São necessários materiais mais complexos e talvez mais caros, mas para quem tem conhecimento do mercado local, das necessidades de produtos de ferraria, pode encontrar na forja um trabalho bem rentável.

Considere também a cerâmica, é uma ótima forma de conseguir um salário mensal, pois podemos concordar que a argila são materiais bem abundantes. Além do mais, existe uma variedade enorme de produtos artesanais que podem ser produzidos a partir do barro.

Ministrar cursos

Curso bioconstrução

Considerando que sabemos usufruir da nossa terra de alguma forma, tendo como exemplo qualquer um dos itens citados acima, porque não ensinar o que sabemos para outras pessoas? Não precisamos ter uma longa formação, uma pós-graduação ou um doutorado para atrair pessoas que queiram aprender o que temos a ensinar.

Esses cursos são muito comum no meio da bioconstrução, é cobrada uma inscrição por um dia inteiro (ou mais) de curso, que cobre a alimentação e os materiais necessários. No caso da bioconstrução, geralmente são feitos mutirões para construção de casas, para os alunos aprenderem com a prática.

E mesmo que não soubermos ensinar, podemos ceder nosso terreno para que algum curso seja ministrado lá. Existem pessoas que têm planos para ministrar cursos mas que não possuem o espaço físico para a realização do mesmo, e geralmente, essas pessoas estão dispostas a pagar uma porcentagem dos ganhos obtidos nas inscrições com o proprietário da terra.

Também podemos fazer dias abertos para visitantes, oferecendo um cardápio de produtos colhidos da nossa horta, diferentes opções de refeições, e um espaço de descanso, como uma cabana anunciada no airbnb. Estamos certos que isso pode atrair muitas pessoas e gerar um salário mensal sólido.

Para finalizar confecção de geleias, molhos, chutneys, pão, alimentos fermentados também são ideias interessantes.

Calma, tem mais, rsrs. Que tal participar da feira de agricultores da cidade mais próxima? Se o sítio for próximo de alguma cidade grande também podemos considerar fazer cestas de produtos orgânicos com entrega semanal.

São tantas ideias, com certeza envolve muito trabalho, dedicação e persistência, no final vai valer a pena, viver na tranquilidade do campo, comendo alimentos orgânicos, garantindo um rendimento justo.

Boa Sorte, estamos juntx!